Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRozzini, José Everton da Silva
dc.date.accessioned2024-11-02T01:57:39Z
dc.date.available2024-11-02T01:57:39Z
dc.date.issued2023-07-28
dc.identifier.citationROZZINI, José Everton da Silva. “Malungo Ngoma Vem!” - Por uma Pedagogia Malungo. Orientadora: Denise Marcos Bussoletti. 2023. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14447
dc.description.abstractThis thesis aimed to establish, through research writing, a dialogue with the universe of drums, both as instruments and as a percussive allegory of the memory of the city of Pelotas. This dialogue unfolded through the interaction between the teacher/researcher/musician and five Black men who are part of the percussive culture of the city, particularly in drum music. The work embraces ancestry as an epistemological principle articulated with a Benjaminian perspective and surrealistic ethnography as a writing technique. It thus advocates the formulation of what is claimed as Malungo Pedagogy, forged in ancestry, orality, and the musicality of drums. Malungo Pedagogy is proposed as an alternative to the impoverishment of experience and as a potency in the production of knowledge, with the strength and rhythm of drums serving as its narrative essence.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTamborpt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectSaberes popularespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDrumpt_BR
dc.subjectAncestrypt_BR
dc.subjectPopular knowledgept_BR
dc.title“Malungo Ngoma Vem!” - Por uma Pedagogia Malungopt_BR
dc.title.alternative"Malungo Ngoma Come!" - Towards a Malungo Pedagogypt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9937779010433532pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826pt_BR
dc.description.resumoEsta tese objetivou estabelecer pela escrita de pesquisa um diálogo com o universo dos tambores, como instrumentos e como alegoria percussiva da memória da cidade de Pelotas, através do diálogo entre o professor/pesquisador/músico e cinco homens negros que fazem parte da cultura percussiva da cidade através da música, em especial na música de tambor. O trabalho possui a ancestralidade enquanto princípio epistemológico articulado com a perspectiva benjaminiana e a etnografia surrealista como técnica de escrita. Defende, assim, os contornos de formulação daquilo que se reivindica como Pedagogia Malungo forjada na ancestralidade, na oralidade e na musicalidade dos tambores. Uma Pedagogia Malungo como alternativa ao empobrecimento da experiência e como potência na produção de conhecimento que tem na força e no ritmo dos tambores o seu sentido narrativo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem