Mostrar el registro sencillo del ítem
“Malungo Ngoma Vem!” - Por uma Pedagogia Malungo
dc.creator | Rozzini, José Everton da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T01:57:39Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T01:57:39Z | |
dc.date.issued | 2023-07-28 | |
dc.identifier.citation | ROZZINI, José Everton da Silva. “Malungo Ngoma Vem!” - Por uma Pedagogia Malungo. Orientadora: Denise Marcos Bussoletti. 2023. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14447 | |
dc.description.abstract | This thesis aimed to establish, through research writing, a dialogue with the universe of drums, both as instruments and as a percussive allegory of the memory of the city of Pelotas. This dialogue unfolded through the interaction between the teacher/researcher/musician and five Black men who are part of the percussive culture of the city, particularly in drum music. The work embraces ancestry as an epistemological principle articulated with a Benjaminian perspective and surrealistic ethnography as a writing technique. It thus advocates the formulation of what is claimed as Malungo Pedagogy, forged in ancestry, orality, and the musicality of drums. Malungo Pedagogy is proposed as an alternative to the impoverishment of experience and as a potency in the production of knowledge, with the strength and rhythm of drums serving as its narrative essence. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tambor | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Saberes populares | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Drum | pt_BR |
dc.subject | Ancestry | pt_BR |
dc.subject | Popular knowledge | pt_BR |
dc.title | “Malungo Ngoma Vem!” - Por uma Pedagogia Malungo | pt_BR |
dc.title.alternative | "Malungo Ngoma Come!" - Towards a Malungo Pedagogy | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9937779010433532 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese objetivou estabelecer pela escrita de pesquisa um diálogo com o universo dos tambores, como instrumentos e como alegoria percussiva da memória da cidade de Pelotas, através do diálogo entre o professor/pesquisador/músico e cinco homens negros que fazem parte da cultura percussiva da cidade através da música, em especial na música de tambor. O trabalho possui a ancestralidade enquanto princípio epistemológico articulado com a perspectiva benjaminiana e a etnografia surrealista como técnica de escrita. Defende, assim, os contornos de formulação daquilo que se reivindica como Pedagogia Malungo forjada na ancestralidade, na oralidade e na musicalidade dos tambores. Uma Pedagogia Malungo como alternativa ao empobrecimento da experiência e como potência na produção de conhecimento que tem na força e no ritmo dos tambores o seu sentido narrativo. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [801]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.