dc.creator | Melgares, Tatiane Mena Silveira | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T01:59:38Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T01:59:38Z | |
dc.date.issued | 2024-08-28 | |
dc.identifier.citation | MELGARES, Tatiane Mena Silveira. A figura do professor diante de cenários pedagógicos contemporâneos: luta por reconhecimento. Orientadora: Maiane Liana Hatschbach Ourique. 2024. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14450 | |
dc.description.abstract | This research focuses on the figure of the teacher and the pedagogical scenarios in light of the adoption of different ways of maintaining and conducting activities in public schools in the southern region of Brazil in the pandemic and post-pandemic context. The general objective of this work is to understand the constitution and the struggle for teacher recognition in the pedagogical scenarios established in public schools from the context of the pandemic. The main theoretical framework is Axel Honneth's (2009)
theory of recognition. This thesis adopts a qualitative approach supported by a dialectical-hermeneutical understanding of the documents and the continued teacher training events implemented in Rio Grande do Sul schools in the aforementioned context of 2020/2021. The work is based on a documentary research, considering as sources the normative documents issued during the pandemic scenario, recordings of
the continued teacher training events in the same period, as well as some records of the researcher received or elaborated during her teaching work in Basic Education schools. The central question of this study is: What are the possibilities for validating teacher recognition in pedagogical scenarios that have become more prevalent in public schools since the pandemic? The thesis is grounded on the idea that the
teaching experience in these scenarios has caused significant impacts on the figure of the teacher, requiring a reconfiguration of their struggle for recognition. It identifies that, from the adoption of new pedagogical proposals, the overall image (the teacher) was affected, once the parts that constitute the whole were modified corroborating the diagnosis of reification, thus, validating intersubjective recognition. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Luta por reconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Figura docente | pt_BR |
dc.subject | Reificação | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | Struggle for recognition | pt_BR |
dc.subject | Teaching figure | pt_BR |
dc.subject | Reification | pt_BR |
dc.title | A figura do professor diante de cenários pedagógicos contemporâneos: luta por reconhecimento | pt_BR |
dc.title.alternative | The figure of the teacher in contemporary pedagogical scenarios: struggle for recognition | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | Não apresenta | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3241620845064515 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa versa sobre a figura do professor e os cenários pedagógicos perante a adesão das escolas públicas, da região sul, às diferentes formas de manter e encaminhar suas atividades no contexto pandêmico e pós-pandêmico. O objetivo geral deste trabalho é compreender a problemática da constituição e da luta por reconhecimento do professor diante dos cenários pedagógicos difundidos, na escola pública, a partir do contexto da pandemia. O aporte teórico principal é a teoria do
reconhecimento de Axel Honneth (2009). Este trabalho de tese possui uma abordagem qualitativa sustentada em uma compreensão dialético-hermenêutica dos documentos e dos eventos de formação continuada implementados nas escolas gaúchas no referido contexto de 2020/2021. A tese é desenvolvida a partir do tipo de pesquisa documental, considerando como fontes os documentos normativos emitidos durante o cenário pandêmico, as gravações dos eventos de formação continuada no mesmo período, bem como alguns registros da autora recebidos ou elaborados durante seu trabalho docente nas escolas de Educação Básica. A problemática deste estudo parte da seguinte questão: Quais as possibilidades de validação do reconhecimento docente nos cenários pedagógicos que, a partir da pandemia, tornaram-se mais expressivos na escola pública?
A tese assenta-se na ideia de que a experiência docente, diante desses cenários, ocasionou significativos impactos na figura do professor, exigindo uma reconfiguração em seu processo de luta por reconhecimento. Identifica-se que a imagem do todo (o
professor) foi afetada, pois as partes que o constituem foram modificadas a partir da adesão a propostas pedagógicas inéditas, que aceleraram o diagnóstico da reificação. A implantação de uma docência controlada por plataformas e redes digitais e a ênfase em aspectos metodológicos em discrepância com a realidade experienciada nas escolas no cenário pandêmico, assim como o esquecimento da dimensão humana da docência nos cursos de formação continuada ofertados mostram que a luta por reconhecimento precisa agora enfrentar a super-responsabilização da profissão, a desumanização do trabalho docente e a instrumentalização da subjetividade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |