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dc.creatorCardoso, Alexandre Bet da Rosa
dc.date.accessioned2024-11-04T14:29:16Z
dc.date.available2024-11-04T14:29:16Z
dc.date.issued2023-04-28
dc.identifier.citationCARDOSO, Alexandre Bet da Rosa. Análise das normatizações orientadoras dos vídeo-registros de gênero acadêmico em língua brasileira de sinais. 2023. 184 f. Tese (Doutorado em Letras) – Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14457
dc.description.abstractThere are different forms, such as writing and video, that can be used to record information, especially with the support possibilities that new technologies present to facilitate and qualify the reception and dissemination of information to deaf individuals. Videos produced by deaf individuals are important forms of recording for both this community and the general community. With the expansion of undergraduate courses in Libras Language and the increasing number of deaf individuals entering graduate programs, there is a clear concern for the dissemination of knowledge produced in scientific research in Libras, which serves as references for future consultations, considering that the production of new knowledge relies on research published in formal channels. The general objective of this research was to analyze the production and use of normatizations that regulate video-records of academic genre in Libras, seeking to answer what elements would be present in the normatizations of vídeo-records in Libras for scientific works that would enhance the comprehension of signed text. In this research, a comparative study of existing normatizations in Brazil from the Federal University of Santa Catarina and the National Institute of Deaf Education was conducted. The adequacy of these two normatizations was analyzed based on the opinion of deaf individuals regarding academic texts in Libras. The data collection involved the participation of 21 collaborators with university and post-graduate training, all of whom were deaf and conducted the analysis of academic texts in Libras. The interviewees evaluated selected elements, which are: background and lighting; attire; filming position; title, author/translator; abstract; main signs; abstract; citations; footer; and time/article size, from both sets of normatizations, to contribute to the enhancement of these norms. The following results were recorded: a) preference for a gray background in the videos; b) for attire, indications were for black color in the case of long texts, blue color for sections, and red color for citations; c) regarding the footer, the interviewees suggested using a blue shirt to indicate the footer number and a black shirt for long footer text. Based on the suggestions of the interviewees, the only change to be made in the normatization of the Federal University of Santa Catarina refers to the use of a gray background, as is done by the National Institute of Deaf Education. The interviewees felt comfortable with most of the rules established by the Federal University of Santa Catarina.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectGênero acadêmicopt_BR
dc.subjectVídeo-registropt_BR
dc.subjectNormatização – UFSC e INESpt_BR
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Language – Libraspt_BR
dc.subjectAcademic genrept_BR
dc.subjectVideo-recordpt_BR
dc.subjectNormatization – UFSC and INESpt_BR
dc.subjectAcademic literacypt_BR
dc.titleAnálise das normatizações orientadoras dos vídeo-registros de gênero acadêmico em língua brasileira de sinaispt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the normatization guidelines for video records of academic genre in Brazilian Sign Languagept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5217348821594654pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0081286250806899pt_BR
dc.description.resumoHá diferentes formas, tais como escrita e vídeo, que podem ser usadas para registrar informações, principalmente com as possibilidades de suporte que as novas tecnologias apresentam para facilitar e qualificar o recebimento e a disseminação de informações às pessoas surdas. Vídeos produzidos por surdos são formas importantes de registro tanto para esta comunidade quanto para a comunidade em geral. Com a ampliação dos cursos superiores de Letras Libras e com o ingresso de cada vez mais pessoas surdas em programas de pós-graduação, é evidente a preocupação com a divulgação, em Libras, do conhecimento produzido em pesquisas científicas, que servem como referências para futuras consultas, tendo em vista que para produzir um conhecimento novo recorremos a pesquisas publicadas em canais formais. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a produção e o uso de normatizações que regulam os vídeo-registros do gênero acadêmico em Libras, buscando responder quais seriam os elementos presentes nas normatizações dos vídeo-registros em Libras para trabalhos científicos que potencializariam a leitura do texto sinalizado. Nesta pesquisa foi realizado um estudo comparativo das normatizações existentes no Brasil provenientes da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Foi analisada a adequação dessas duas normatizações com base na opinião de surdos sobre textos acadêmicos em Libras. A produção de dados envolveu a participação de 21 colaboradores com formação universitária e pós-graduação, todos surdos, que realizaram a análise de textos acadêmicos em Libras. Os entrevistados avaliaram elementos selecionados, que são: fundo e iluminação; vestuário; posição de filmagem; título, autor/tradutor; resumo; sinais principais; abstract; citações; rodapé; e tempo/tamanho do artigo, de ambas as normatizações, para colaborar na qualificação dessas normas. Como resultado, foram registradas: a) a preferência pelo fundo de cor cinza dos vídeos; b) para o vestuário, as indicações são para cor preta em caso de texto longo, com a cor azul para as seções e com a cor vermelha para as citações; c) com relação ao rodapé, a indicação dos entrevistados se refere ao uso de camisa azul para indicar número do rodapé e camisa preta para texto longo em rodapé. Com base nas sugestões dos entrevistados, a única mudança a ser realizada na normatização da Universidade Federal de Santa Catarina se refere à cor do fundo para cinza, assim como é utilizada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos. Os entrevistados se sentiram confortáveis com a maioria das regras estabelecidas pela Universidade Federal de Santa Catarina.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Lebedeff, Tatiana Bolivar
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


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