dc.creator | Kieling, Helena dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T14:30:27Z | |
dc.date.available | 2024-11-04T14:30:27Z | |
dc.date.issued | 2023-06-06 | |
dc.identifier.citation | KIELING, Helena dos Santos. Educação linguística na infância: uma abordagem de ensino de línguas adicionais com crianças e Metodologias Ativas sob a perspectiva Ecológica. Orientador: Rafael Vetromille-Castro. 2023. 151 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14461 | |
dc.description.abstract | There is no initial teacher education that encompasses the variety of contexts that future language teachers may encounter in their professional lives. However, understanding a curriculum as a "component that forms the reality of the education system in which we live" (BROSSI et al., 2020, p.99), we understand that it should seek to take a look at contemporary education. In this sense, the offering of English Language teaching for children in the early years of Elementary Education has grown significantly (RUBBO, 2016; TONELLI; CHAGURI, 2013) and is of interest to society as a whole, both public and private institutions, even though English Language (hereafter referred to as EL) is mandatory from the sixth year (BRASIL, 2018). However, there is no initial training for such demand, except for the own initiative of teacher-researchers in Brazilian universities. Based on Active Methodologies (HORN; STAKER, 2015; BACICH et al, 2015; MATTAR, 2017; BACICH; MORAN, 2018, KIELING, 2017; KIELING; VETROMILLE-CASTRO, 2022) and under the light of the Ecological Approach to language teaching (VAN LIER, 2004; PAIVA, 2013; 2010), this research, therefore, aims to address a teacher training gap through the proposal of an approach to teaching additional languages to children. For this purpose, we analyze the curricula of Language courses in Rio Grande do Sul based on a section of the latest National Student Performance Examination (ENADE). We analyze two official documents that regulate Basic Education to verify the space for Additional Language, conduct a brief review of existing language teaching methods and approaches, discuss the Ecological Approach to language teaching, Language Education, and Active Methodologies as theoretical frameworks, and finally, present the methodology and lesson planning modules with the proposed approach. This is applied research of practical and empirical nature, and its implications combine the academic world with the world of work. The result is an educational product with a social contribution aimed at both teacher work and education regarding language education with children in the context of school teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Línguas Adicionais com crianças | pt_BR |
dc.subject | Abordagem ecológica | pt_BR |
dc.subject | Educação linguística | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Teaching additional languages with children | pt_BR |
dc.subject | Ecological approach | pt_BR |
dc.subject | Linguistic education | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.title | Educação linguística na infância: uma abordagem de ensino de Línguas Adicionais com crianças e Metodologias Ativas sob a perspectiva Ecológica | pt_BR |
dc.title.alternative | Linguistic education in childhood: an approach to teaching additional languages with children through Active Methodologies from an Ecological perspective | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0001-8899-8247 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8860992012388170 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0003-3672-2390 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3640307400529210 | pt_BR |
dc.description.resumo | Não há formação inicial que contemple a variedade de contextos com os quais o futuro professor de línguas possa vir a se deparar na sua vida profissional. Porém, compreendendo currículo como um elemento que constitui a realidade do sistema de educação, entendemos que este deve buscar lançar um olhar sobre a educação contemporânea (BROSSI, FURIO e TONELLI, 2020. p.99). Nesse sentido, a oferta do ensino de língua inglesa para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental cresceu significativamente (RUBBO, 2016; TONELLI; CHAGURI, 2013) e desperta interesse da sociedade como um todo, instituições públicas e privadas, mesmo que a obrigatoriedade da língua inglesa (doravante LI) seja a partir do sexto ano (BRASIL, 2018). No entanto, não há formação inicial para tal demanda, salvo iniciativa própria de professores pesquisadores em algumas universidades brasileiras. Com base em Metodologias Ativas (HORN; STAKER, 2015; BACICH et al, 2015; MATTAR, 2017; BACICH; MORAN, 2018, KIELING, 2017; KIELING; VETROMILLE-CASTRO, 2022) e sob a luz da Abordagem Ecológica para o ensino de línguas (VAN LIER, 2004; PAIVA, 2013; 2010), essa pesquisa, portanto, tem o objetivo de abordar uma lacuna de formação docente por meio da proposta de uma abordagem de ensino de línguas adicionais com crianças. Para tanto, fazemos uma análise dos currículos dos cursos de Letras do Rio Grande do Sul a partir de recorte do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Analisamos dois documentos oficiais que regulamentam a Educação Básica a fim de verificar o espaço da língua adicional, realizamos uma breve revisão sobre métodos e abordagens para o ensino de línguas existentes, discorremos sobre a Abordagem Ecológica para o ensino de línguas, Educação Linguística e Metodologias Ativas como corpo teórico e, por fim, apresentamos a metodologia e os módulos de planejamentos de aula com a abordagem proposta. Essa é uma pesquisa de natureza aplicada e gênero prático e empírico e seus desdobramentos apresentam a fusão do mundo acadêmico com o mundo do trabalho. O resultado é um produto educacional com cunho de contribuição social tanto para o trabalho quanto para a formação docente a respeito da educação linguística com crianças em contexto de ensino escolar. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vetromille-Castro, Rafael | |
dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |