• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Diversidade cultural na licenciatura em ciências biológicas da UFPel: o que dizem os projetos pedagógicos de curso entre 2005 e 2019

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Beatriz_Rutz_Dissertação.pdf (760.3Kb)
Data
2023-07-26
Autor
Rutz, Beatriz Timm
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A dissertação tem como temática principal a diversidade cultural, sendo emergente no campo do currículo e da formação de professores. Tem a intenção de problematizar a inserção ou exclusão da temática diversidade cultural nos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, oferecido pela UFPel, considerando as versões dos anos de 2005, 2011 e 2019. Trata-se de um estudo de análise documental, que tem como fonte de dados os projetos pedagógicos do curso de 2005, 2011 e 2019 e a legislação nacional e institucional vigente acerca das licenciaturas e da formação do biólogo. Destas fontes, analisa-se a presença de atividades ofertadas relacionadas à diversidade cultural (como disciplinas obrigatórias e optativas, estágios, dentre outras) em cada um dos projetos pedagógicos de curso e sua distribuição ao longo do período de graduação. Busca-se, ainda, desenvolver um debate sobre o significado das experiências que o currículo veio incorporando nestes anos em relação à diversidade e seus possíveis impactos na formação dos alunos. Os resultados obtidos apontam que as alterações realizadas em cada um dos PPCs permitiram a inclusão de conteúdo específicos sobre o tema da diversidade cultural, sendo diretamente relacionados à necessidade de adequação às legislações vigentes. Assim como, observou-se uma forte tradição que mantém a carga horária alta para disciplinas da área da biologia. Quanto à diversidade cultural, no PPC2005 não há disciplinas que tratam da diversidade cultural, mesmo que a temática esteja presente nas competências e habilidades que a legislação privilegia. No PPC2011, essa temática começa a sair de itens de caracterização geral do curso para se instalar na grade curricular em forma de disciplinas optativas e assuntos debatidos entre as disciplinas obrigatórias. Por fim, no PPC2019, a diversidade cultural passa a ocupar espaços de disciplinas obrigatórias e optativas organizadas com esse fim e segue se mantendo como um item que emerge dos discursos de caracterização geral do curso
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14468
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV