Análise da uniformidade dos processos de gestão acadêmica: o estudo de uma unidade de uma Universidade Pública Federal
Resumo
O presente projeto tem como objetivo analisar a uniformidade dos processos de
gestão acadêmica na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de
Pelotas (UFPel), através daquilo que seus servidores técnicos observam. A pesquisa
investiga a necessidade de desenvolvimento desta área, respaldada por
recomendações de estudos anteriores e pela escassez de pesquisas similares. Além
disso, reforça a importância deste estudo no contexto do desenvolvimento científico
na gestão de processos de instituições de ensino públicas, alinhando-se com o
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel, que enfatiza a qualificação
da gestão por meio da ampliação de sistemas integrados. Utilizando uma
abordagem qualitativa e um estudo de caso centrado na secretaria administrativa da
FaE, a pesquisa visa compreender a dinâmica do ambiente acadêmico,
especialmente a comunicação e colaboração entre os setores da UFPel. Foram
identificados os processos de gestão acadêmica e administrativa existentes,
contrastando a prática observada com os regulamentos de gestão vigentes e
propondo melhorias nos processos. Para isso, entrevistas foram realizadas, a partir
de um questionário semiestruturado. A análise das coletas foi conduzida pelo
método de análise de conteúdo, permitindo uma imersão nas informações para
comprovar categorias alinhadas aos objetivos da pesquisa, que foram construídas
de maneira prévia à análise da pesquisa. Além de identificar o significado subjacente
às palavras que foram analisadas, a interpretação dos resultados destacou as
relações e significados encontrados no conteúdo analisado, conectando-os aos
conceitos teóricos relevantes. Por fim, a interpretação dos resultados envolveu a
análise das categorias obtidas e confirmadas e a busca por relações, conexões e
significados mais presentes no conteúdo. Dessa forma, as conclusões apontaram
que a UFPel enfrenta problemas relacionados à comunicação, à colaboração, à
gestão de processos e à uniformidade nas suas atividades, que revelam a falta de
padronização nos seus processos, além da resistência à mudança e a privação de
consulta aos servidores para a reestruturação e melhoria contínua. Outra
constatação importante diz respeito ao distanciamento entre os setores, que, de
maneira geral, não estabelecem diálogos entre si para construir entendimentos
comuns e alinhados.
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