O efeito da adoção do accountability no contexto das organizações sem fins lucrativos: um experimento no Brasil

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Data
2022-04-27Autor
Rodrigues, Adriana dos Santos
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Com o objetivo de verificar o efeito da adoção do accountability na percepção de confiança, reputação, qualidade e intenção de doação nas organizações sem fins lucrativos, foi realizado um experimento que validasse uma vinheta de níveis de adoção do accountability no Brasil e que também validasse as escalas de confiança, reputação, qualidade e intenção de doação. O experimento foi realizado com possíveis doadores dessas organizações, que vêm crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, já que, por conta do momento atual, os governos não conseguem suprir todas as necessidades da sociedade. Essas organizações atuam para o bem-estar das comunidades, fornecendo serviços e bens nas mais diversas áreas, como saúde, cidadania, assistência social, defesa de direitos e educação. Nesse estudo foi utilizada a pesquisa quantitativa causal de natureza aplicada, que apresenta apenas uma variável manipulada, a adoção do accountability. Essa variável foi manipulada em 4 níveis distintos de adoção do accountability, “Com certificação externa”, “Responsabilização interna”, “Responsabilidade mínima legal” e “Sem padrão de certificação”. Com as seguintes variáveis dependentes: confiança, reputação, qualidade e intenção de doação. Para todos os níveis de accountability, foram feitas as análises das variáveis dependentes. Essas análises mostraram, pelas respostas dos indivíduos, que o accountability influencia na confiança pública, na reputação, na qualidade percebida, na intenção de doação, mas não, na doação do Voucher, que diminuiu de valor enquanto diminuía o nível do accountability, mas essa redução, não foi significante estatisticamente.