Mostrar el registro sencillo del ítem
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid): contribuições para a formação docente no curso de letras português da UVA
dc.creator | Parente, Maria Lúcia Pontes | |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T14:40:32Z | |
dc.date.available | 2024-11-06 | |
dc.date.available | 2024-11-06T14:40:32Z | |
dc.date.issued | 2023-08-18 | |
dc.identifier.citation | PARENTE, Maria Lúcia Pontes. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) : contribuições para a formação docente no curso de letras português da UVA. 2023. 118 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14491 | |
dc.description.abstract | This research, belonging to the area of Education, aims to investigate the contributions of Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) to the teacher training of students of Portuguese Letters course at State University Vale do Acaraú (UVA) from 2018 to 2020. Analyzes interviews carried out with members of PIBID from different functions who worked in that period, using an analysis and methodology approach based on qualitative research techniques, from the perspective of content analysis of Bardin (1977). The theoretical basis is based on several authors who deal not only with PIBID, but with Education in general., such as: Aguiar and Tourinho (2011), Gatti (2010), Flores (2010), Freire (1996), Nóvoa (1992), Pimenta (2012), Guimarães (2004), Marins and Domingo (2021), Minayo (2002), Tardif (2013), Saviani (2009). Concerning the organization of the analysis, it can be said that, firstly, the history of PIBID was rescued — bringing its objectives and contributions —, both in general and specifically about the Program at UVA. Addresses teacher training from the perspective of public policies, bringing up a discussion about the possible destination of PIBID as a public policy administered, in the first analysis, by conservative and neoliberal governments, and now by a democratic government. Presents and investigates the study corpus, which consists of a collection of reports from fellows, as well as an interview whose participants were scholarship holders, supervisors/regents, area coordinator and faculty of the Portuguese Literature course at UVA. Based on the analysis of the collected data, it was concluded that the performance of the PIBID of the Portuguese Letters course at UVA — as well as the theoretical knowledge experienced in the higher education course and shared in the school spaces — strengthened the development of the scholarship holders' initial teaching training, which ends up benefiting not only the graduate as a professionals, but also the entire teaching network in which he/she works, as it increases the quality of the teaching staff and, consequently, of Basic Education in the municipality in question. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Public policies | pt_BR |
dc.subject | State University Vale do Acaraú | pt_BR |
dc.title | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid): contribuições para a formação docente no curso de letras português da UVA | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4610956125044582 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4442388640917569 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa pertencente à área da Educação, tem por objetivo investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente dos estudantes do curso de Letras Português da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no período de 2018 a 2020. Analisa entrevistas realizadas com integrantes do PIBID de diversas funções que atuaram no referido período, utilizando uma abordagem de análise e metodologia alicerçada nas técnicas de pesquisa qualitativa, sob a perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (1977). O embasamento teórico referencia-se em diversos autores que tratam não só do PIBID, mas da Educação em geral, tais como: Aguiar e Tourinho (2011), Gatti (2010), Flores (2010), Freire (1996), Nóvoa (1992), Pimenta (2012), Guimarães (2004), Marins e Domingo (2021), Minayo (2002), Tardif (2013), Saviani (2009). Resgata a história do PIBID — trazendo seus objetivos e contribuições —, tanto de modo geral, quanto especificamente sobre o Programa na UVA. Aborda a formação de professores sob o olhar das políticas públicas, trazendo à tona uma discussão sobre o possível destino do PIBID enquanto política pública administrada, em primeira análise, por governos conservadores e neoliberais, e, agora, por um governo democrático. Apresenta e investiga o corpus do estudo, sendo este constituído por uma coleta de relatos dos bolsistas, bem como por entrevistas, cujos participantes foram bolsistas, professores supervisores/regentes, coordenadora de área e docentes do colegiado do curso de Letras Português da UVA. A partir da análise dos relatos e das entrevistas coletadas, chegou-se à conclusão de que a atuação do PIBID do curso de Letras Português da UVA — assim como os conhecimentos teóricos vivenciados no curso superior e compartilhados nos espaços escolares — fortaleceu o desenvolvimento da formação inicial docente dos bolsistas, o que acaba por beneficiar não só os licenciandos enquanto profissionais, como também toda a rede de ensino da qual este atua, já que aumenta a qualidade do corpo docente e, consequentemente, da Educação Básica do município em questão. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Del Pino, Mauro Augusto Burkert | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.