Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorParente, Maria Lúcia Pontes
dc.date.accessioned2024-11-06T14:40:32Z
dc.date.available2024-11-06
dc.date.available2024-11-06T14:40:32Z
dc.date.issued2023-08-18
dc.identifier.citationPARENTE, Maria Lúcia Pontes. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) : contribuições para a formação docente no curso de letras português da UVA. 2023. 118 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14491
dc.description.abstractThis research, belonging to the area of Education, aims to investigate the contributions of Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) to the teacher training of students of Portuguese Letters course at State University Vale do Acaraú (UVA) from 2018 to 2020. Analyzes interviews carried out with members of PIBID from different functions who worked in that period, using an analysis and methodology approach based on qualitative research techniques, from the perspective of content analysis of Bardin (1977). The theoretical basis is based on several authors who deal not only with PIBID, but with Education in general., such as: Aguiar and Tourinho (2011), Gatti (2010), Flores (2010), Freire (1996), Nóvoa (1992), Pimenta (2012), Guimarães (2004), Marins and Domingo (2021), Minayo (2002), Tardif (2013), Saviani (2009). Concerning the organization of the analysis, it can be said that, firstly, the history of PIBID was rescued — bringing its objectives and contributions —, both in general and specifically about the Program at UVA. Addresses teacher training from the perspective of public policies, bringing up a discussion about the possible destination of PIBID as a public policy administered, in the first analysis, by conservative and neoliberal governments, and now by a democratic government. Presents and investigates the study corpus, which consists of a collection of reports from fellows, as well as an interview whose participants were scholarship holders, supervisors/regents, area coordinator and faculty of the Portuguese Literature course at UVA. Based on the analysis of the collected data, it was concluded that the performance of the PIBID of the Portuguese Letters course at UVA — as well as the theoretical knowledge experienced in the higher education course and shared in the school spaces — strengthened the development of the scholarship holders' initial teaching training, which ends up benefiting not only the graduate as a professionals, but also the entire teaching network in which he/she works, as it increases the quality of the teaching staff and, consequently, of Basic Education in the municipality in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectState University Vale do Acaraúpt_BR
dc.titleO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid): contribuições para a formação docente no curso de letras português da UVApt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4610956125044582pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa pertencente à área da Educação, tem por objetivo investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente dos estudantes do curso de Letras Português da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no período de 2018 a 2020. Analisa entrevistas realizadas com integrantes do PIBID de diversas funções que atuaram no referido período, utilizando uma abordagem de análise e metodologia alicerçada nas técnicas de pesquisa qualitativa, sob a perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (1977). O embasamento teórico referencia-se em diversos autores que tratam não só do PIBID, mas da Educação em geral, tais como: Aguiar e Tourinho (2011), Gatti (2010), Flores (2010), Freire (1996), Nóvoa (1992), Pimenta (2012), Guimarães (2004), Marins e Domingo (2021), Minayo (2002), Tardif (2013), Saviani (2009). Resgata a história do PIBID — trazendo seus objetivos e contribuições —, tanto de modo geral, quanto especificamente sobre o Programa na UVA. Aborda a formação de professores sob o olhar das políticas públicas, trazendo à tona uma discussão sobre o possível destino do PIBID enquanto política pública administrada, em primeira análise, por governos conservadores e neoliberais, e, agora, por um governo democrático. Apresenta e investiga o corpus do estudo, sendo este constituído por uma coleta de relatos dos bolsistas, bem como por entrevistas, cujos participantes foram bolsistas, professores supervisores/regentes, coordenadora de área e docentes do colegiado do curso de Letras Português da UVA. A partir da análise dos relatos e das entrevistas coletadas, chegou-se à conclusão de que a atuação do PIBID do curso de Letras Português da UVA — assim como os conhecimentos teóricos vivenciados no curso superior e compartilhados nos espaços escolares — fortaleceu o desenvolvimento da formação inicial docente dos bolsistas, o que acaba por beneficiar não só os licenciandos enquanto profissionais, como também toda a rede de ensino da qual este atua, já que aumenta a qualidade do corpo docente e, consequentemente, da Educação Básica do município em questão.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Del Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem