• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Produção de vídeo estudantil e formação docente: desafios e potencialidades sob a ótica de professores/as da educação básica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Vania_Dal_Pont_Tese.pdf (2.717Mb)
Data
2023-08-23
Autor
Silva, Vânia Dal Pont Pereira da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O avanço tecnológico contribuiu para que o/a indivíduo/a saísse do status de espectador/a e se tornasse um/a produtor/a de vídeos, movimento que também atingiu a escola. Porém, percebe-se que os cursos de licenciatura ainda não apresentam disciplinas que contemplem a produção de vídeo estudantil como uma atividade pedagógica. Ainda assim, existem no Brasil inúmeros festivais e mostras de vídeo estudantil criados por professores/as da Educação Básica. Neste sentido, esta Tese buscou compreender esses/as professores/as, que não têm formação específica para trabalhar com as tecnologias digitais, como captação, edição, armazenamento e divulgação de forma pedagógica, mas, mesmo assim, produzem vídeos nas escolas em que atuam com seus/as alunos/as. A pesquisa está dividida em sete capítulos nos quais se apresentam a conexão da pesquisadora com a educação e a produção de vídeo estudantil; a formação docente e o uso da tecnologia; a relação do cinema com a educação; o avanço tecnológico e a produção de vídeo estudantil; a metodologia utilizada na investigação; a análise de dados e a conclusão do trabalho. Procurou-se responder à seguinte questão: Como professores/as da Educação Básica produzem vídeos estudantis com seus/as alunos/as? Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa no acervo do Laboratório de Produção de Vídeo Estudantil da Universidade Federal de Pelotas, que conta com mais de quatro mil contatos de professores/as que trabalham com produção de vídeo estudantil no Brasil. A pesquisa teve uma abordagem de estudo de caso, utilizando o instrumento de entrevistas individuais semiestruturadas para a coleta de dados, por meio de encontros onlines com os/as sujeitos/as da pesquisa. Foi selecionado um/a professor/a de cada região do Brasil, de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Dos resultados obtidos, emergiram as categorias e subcategorias: Inovação, Formação, Gestão, Afetividade (Relação professor/a, Aluno/a e realidade) e PVE na educação (Prática com PVE e PVE como metodologia). As análises apresentam o olhar dos/as professores/as quanto à realidade vivenciada em sala de aula, demonstrando que para produzir vídeo com seus/as alunos/as, passaram por dificuldades técnicas, metodológicas, preconceito, medo da inovar, condições de trabalho, entre outros, mas que com o desenvolvimento e a capacitação das práticas pedagógicas foi possível descobrir as potencialidades dessa estratégia em sua prática docente. Os/as professores/as entrevistados/as acreditam que a produção de vídeo estudantil é uma atividade que pode colaborar com o ensino, pois torna a aprendizagem dinâmica e prazerosa.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14511
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [809]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV