| dc.creator | Silva, Gabriela Vargas da | |
| dc.date.accessioned | 2024-11-07T12:29:24Z | |
| dc.date.available | 2024-11-07T12:29:24Z | |
| dc.date.issued | 2023-09-26 | |
| dc.identifier.citation | SILVA, Gabriela Vargas da. Graffiti e produção de subjetividade: cartografando diálogos sensíveis através das obras de Gordo Muswieck. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14522 | |
| dc.description.abstract | It is noticeable the aridity of several cities, gray and taken over by concrete blocks due to the growing urban expansion demanded by the real estate market. The introduction of graffiti with its creative, communicative, contesting bias; through the expression and sensitivity of each person involved, it brings a new panorama to this context: walls, fences, buildings and urban equipment become the backdrop for various manifestations. Communicating, transmitting messages through and to society, this street art considered free, but still subjugated, has been recognized and valued for its themes ranging from social problems, politics, religion to simple positive messages. The research carried out proposed the analysis of the production of subjectivity and experience in these environments as a way of recognizing the city – to
establish relations between graffiti and the production of meaning, recognizing its possible influence as a symbolic reference – in walking and mapping the drives that erupt in the paths. The creative process, the forces and motivating concepts that lead to the visible result, became part of the investigative path in understanding the interactions between subjects, messages, perceptions and the powers involved: identifying cartographic clues about the dynamics of graffiti, through the works by the artist Gordo Muswieck, in search of the driving forces that make up the narratives and the relationship with people. By embodying the urban experience, whether in the author's steps and sensations, as well as in the actions proposed to the students of the Faculty of Architecture at Ufpel, shifts in critical thinking about the city were engendered; movement resulting from the sensitive and intense crossing involved in art and contact with the street – in a deterritorialization of everyday life. Plastic expression, which can generate countless readings and meanings, as a vitalizing element in the production of subjectivity and meaning; mobilizing resistance in the contemporary urban environment. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Urbanismo | pt_BR |
| dc.subject | Gordo Muswieck | pt_BR |
| dc.subject | Graffiti | pt_BR |
| dc.subject | Caminhografia urbana | pt_BR |
| dc.subject | Produção de subjetividade | pt_BR |
| dc.subject | Pelotas/RS | pt_BR |
| dc.subject | Teaching of urbanism | pt_BR |
| dc.subject | Urban pathography | pt_BR |
| dc.subject | Production of subjectivity | pt_BR |
| dc.title | Graffiti e produção de subjetividade : cartografando diálogos sensíveis através das obras de Gordo Muswieck | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | Não apresenta | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6927803856702261 | pt_BR |
| dc.description.resumo | É perceptível a aridez de diversas cidades, acinzentadas e tomadas por blocos de concreto devido à crescente expansão urbanística demandada pelo mercado imobiliário. A introdução do graffiti com seu viés criativo, comunicativo, contestador; através da expressão e sensibilidade de cada envolvido, traz para este contexto um novo panorama: muros, tapumes,
edificações e equipamentos urbanos viram pano de fundo à variadas manifestações. Comunicando, transmitindo mensagens por meio e para a sociedade, esta arte de rua considerada livre, mas ainda subjugada, vem sendo reconhecida e valorizada por suas
temáticas que vão desde os problemas sociais, política, religião até simples mensagens positivas. A pesquisa desenvolvida, se propôs a análise da produção de subjetividade e experiência nestes ambientes como forma de reconhecer a cidade – para estabelecer as relações entre o graffiti e a produção de sentido, reconhecendo uma possível influência do mesmo como referencial simbólico – no caminhar e cartografar as pulsões que irrompem nos trajetos. O processo criativo, as forças e conceitos motivadores que levam ao resultado visível, tornaram-se parte do percurso investigativo na compreensão acerca das interações entre sujeitos, mensagens, percepções e as potências envolvidas: identificar pistas cartográficas sobre as dinâmicas do graffiti, através das obras do artista Gordo Muswieck, em busca das forças motrizes que compõem as narrativas e a relação com as pessoas. Ao corporificar a experiência urbana, seja nos passos e sensações da autora, bem como nas ações propostas
aos alunos da Faculdade de Arquitetura da Ufpel, engendraram-se deslocamentos no pensamento crítico sobre a cidade; movimento resultante do atravessar sensível e intenso implicado à arte e ao contado com rua – numa desterritorialização do cotidiano. A expressão plástica, que pode gerar inúmeras leituras e significações, como elemento vitalizador na produção de subjetividade e sentido; mobilizando resistências, no ambiente urbano contemporâneo. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rocha, Eduardo | |
| dc.subject.cnpq1 | ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |