dc.creator | Guterres, Samantha de Souza | |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T17:12:50Z | |
dc.date.available | 2024-11-07 | |
dc.date.available | 2024-11-07T17:12:50Z | |
dc.date.issued | 2023-02-13 | |
dc.identifier.citation | GUTERRES, Samantha de Souza. UNDIME, Conviva Educação e a organização do Sistema Educacional das Secretarias Municipais de Educação Brasileiras. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14527 | |
dc.description.abstract | El objetivo principal de este estudio fue discutir y reflexionar sobre cómo la Unión
Nacional de Directivos Municipales de Educación (UNDIME) estructura la
plataforma Conviva Educação para influir en la organización del sistema
educativo de las Secretarías Municipales de Educación de Brasil, considerando
la gran capilaridad e incidencia de la asociación, así como la plataforma en los
municipios brasileños y la alineación de ambos con el sector privado empresarial.
La investigación se caracterizó como una investigación exploratoria, con diseño
de estudio de caso, en el que los documentos analizados se obtuvieron de una
investigación realizada a través de materiales de libre acceso, con datos
recopilados en el sitio web de la UNDIME y esencialmente en el portal Conviva
Educação. Para el análisis e interpretación de los datos, se utilizaron los
procedimientos de “análisis de contenido”, donde los datos recolectados fueron
categorizados y distribuidos en temas que buscaban reflexionar sobre todo este
proceso. Se constató que la UNDIME constituye Conviva Educação como una
plataforma que sirve de puerta de entrada para que el sector privado ingrese a
las SMEs brasileñas y difunda sus intereses en el campo educativo. De esta
forma, la plataforma no solo opera en todos los ámbitos de la gestión educativa
en los municipios, sino que también utiliza mecanismos alineados con el sector
privado mercantil para este fin. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | UNDIME | pt_BR |
dc.subject | Conviva educação | pt_BR |
dc.subject | SMEs | pt_BR |
dc.subject | Asociaciones Público-Privadas. | pt_BR |
dc.subject | Parcerias público-privadas | pt_BR |
dc.subject | Parcerias público-privadas | pt_BR |
dc.title | UNDIME, Conviva Educação e a organização do Sistema Educacional das Secretarias Municipais de Educação Brasileiras | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2834346536506375 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6848764344636670 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo central investigar como a UNDIME estrutura a
plataforma Conviva Educação para exercer influência sobre a organização do
sistema educacional das Secretarias Municipais de Educação brasileiras,
considerando a grande capilaridade e incidência da associação, bem como da
plataforma nos municípios brasileiros e o alinhamento de ambas com o setor
privado empresarial. A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa
exploratória, com delineamento em estudo de caso, em que os documentos
analisados foram obtidos a partir de uma investigação realizada através de
materiais de livre acesso, com dados coletados no site da UNDIME e
essencialmente no portal Conviva Educação. Para a análise e interpretação dos
dados foram utilizados os procedimentos da “análise de conteúdo”, onde os
dados coletados foram distribuídos em temáticas que buscaram refletir sobre
todo esse processo. Verificou-se que a UNDIME constitui o Conviva Educação
como uma plataforma que serve como porta de entrada para que o setor privado
empresarial adentre as SMEs brasileiras e divulgue seus interesses para o
campo educacional. Deste modo a plataforma não só opera sobre todas as áreas
da gestão educacional nos municípios, mas também se utiliza de mecanismos
alinhados ao setor privado mercantil para tal. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Valdelaine da Rosa | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |