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dc.creatorSimões, Fernanda Egues
dc.date.accessioned2024-11-21T19:14:32Z
dc.date.available2024-11-21T19:14:32Z
dc.date.issued2024-10-14
dc.identifier.citationSIMÕES, Fernanda Egues. A impessoalidade e os critérios de impedimento de concursos para a Carreira do Magistério Superior Federal: um estudo das normas internas das Universidades Federais do Brasil. 2024. 57f. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Centro de Ciências Socio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14600
dc.description.abstractNão divulgado.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEndogenia acadêmicapt_BR
dc.subjectPrincípio da impessoalidadept_BR
dc.subjectMagistério Superior Federalpt_BR
dc.titleA impessoalidade e os critérios de impedimento de concursos para a Carreira do Magistério Superior Federal: um estudo das normas internas das universidades federais do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0240478908409496pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0001-9386-2942pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8249767290380023pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar as normas internas das universidades federais do Brasil referentes aos critérios de impedimento para a formação de bancas de concursos para a carreira do magistério superior, com foco na identificação de possíveis práticas que possam fomentar a endogenia acadêmica e comprometer a impessoalidade destes certames. O estudo está inserido na linha de pesquisa “Políticas Públicas: Formulação e Gestão” contribuindo para o entendimento das práticas que possam influenciar a imparcialidade dos concursos públicos para professor nas universidades federais. A pesquisa estimula a criação de políticas que visam reduzir favoritismos e promover a equidade , fornecendo diretrizes claras para a gestão desses processos A metodologia utilizada envolveu a análise documental das normativas emitidas pelas 68 universidades federais do Brasil, buscando identificar padrões, divergências e lacunas nas previsões de critérios de impedimento. Foram levantados dados sobre a presença ou ausência desses critérios. Os resultados apontaram que a falta de padronização das normas e a ausência de regras claras em diversas instituições ainda são desafios significativos. O estudo evidenciou a necessidade de maior uniformidade e transparência nas normas de impedimento para garantir processos seletivos mais justos e equitativos. A originalidade da pesquisa reside na análise comparativa detalhada das normativas de todas as universidades federais, com um potencial impacto na área de políticas públicas viabilizado pelo Produto Técnico Tecnológico que propõe diretrizes a serem adotadas por tais instituições atualizando os mecanismos de controle e mitigação de possíveis desvios.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Marchiori Neto, Daniel Lena
dc.subject.cnpq1ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.cnpq2ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR


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