dc.creator | Grellert, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T11:42:35Z | |
dc.date.available | 2024-12-06T11:42:35Z | |
dc.date.issued | 2024-09-25 | |
dc.identifier.citation | GRELLERT, Ana Paula. O inédito viável em José Martí: diálogos na perspectiva de Nuestra América. Orientadora: Neiva Afonso Oliveira. 2024. 214f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14638 | |
dc.description.abstract | The thesis analyzes the thought of José Martí, with an emphasis on his work Nuestra América, volumes VI, VII, and VIII of his Complete Works, to deepen the understanding of Paulo Freire's concept of the feasible unprecedented. Using philosophical methodology as its methodological approach, the research investigates models of human formation and their epistemologies, explores the foundations of Freire's feasible unprecedented, and examines the history of philosophical ideas in Latin America, seeking dialogues between these ideas and Martí's thought. The study highlights the relevance of José Martí as a Latin American intellectual who, through his ideas focused on the liberation of Cuba and Latin American peoples, centered on emancipation, identity, cultural resistance, and Latin American unity, enriches and expands Freire’s perspective of the feasible unprecedented. The results indicate that these Martian categories broaden the understanding of the feasible unprecedented and encourage the search for pathways that lead to more consistent human development and the overcoming of oppression. The thesis concludes that an education rooted in the cultural and historical specificities of Latin America is crucial
for promoting the autonomy of people and building a more just and inclusive society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | José Martí | pt_BR |
dc.subject | Inédito viável | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Feasible unprecedented | pt_BR |
dc.subject | Latin America | pt_BR |
dc.subject | Liberatory education | pt_BR |
dc.title | O inédito viável em José Martí: diálogos na perspectiva de Nuestra América | pt_BR |
dc.title.alternative | The feasible unprecedented in José Martí: dialogues from the perspective of Nuestra América | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6093867280749621 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7408879749508088 | pt_BR |
dc.description.resumo | A tese analisa o pensamento de José Martí, com ênfase na sua obra Nuestra América, volumes VI, VII e VIII, de suas Obras Completas, com o objetivo de aprofundar a compreensão do conceito de inédito viável de Paulo Freire. Utilizando a metodologia filosófica como abordagem metodológica, a pesquisa investiga modelos de formação humana e suas epistemologias, explora os fundamentos do inédito viável freiriano e examina a história das ideias filosóficas na América Latina, buscando interlocuções entre essas ideias e o pensamento martiano. O estudo destaca a relevância de José Martí como um intelectual latino-americano que, através de suas ideias voltadas para a libertação de Cuba e dos povos latinoamericanos, centradas na emancipação, identidade, resistência cultural e unidade latino-americana, enriquece e expande a perspectiva freiriana do inédito viável. Os
resultados indicam que essas categorias martianas ampliam a compreensão do inédito viável e incentivam a busca por caminhos que conduzam a uma formação humana mais consistente e à superação da opressão. A tese conclui que uma educação enraizada nas especificidades culturais e históricas da América Latina é importante para promover a autonomia dos povos e construir uma sociedade mais justa e inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Neiva Afonso | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |