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dc.creatorMartins, Juliana dos Santos
dc.date.accessioned2024-12-06T11:43:20Z
dc.date.available2024-12-06T11:43:20Z
dc.date.issued2024-09-03
dc.identifier.citationMARTINS, Juliana dos Santos. O desenvolvimento de habilidades básicas em crianças com autismo na Educação Infantil: parceria entre professores do Atendimento Educacional Especializado e das salas de referência. Orientadora: Síglia Pimentel Höher Camargo. 2024. 150 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14640
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the potential effects of a behavioral intervention proposed by Specialized Educational Assistance on the acquisition of basic skills by children with Autism Spectrum Disorder in early childhood education, through a partnership between Specialized Educational Assistance and teachers from reference classrooms. For this purpose, three children with autism and their respective teachers from early childhood education schools participated in the study. The methodology used involved a single-case study, through a multiplebaseline design. The basic skills targeted by the study were sitting, eye contact, and one-step instruction sequence, which were collected during the nonintervention phase (Phase A or baseline) and the intervention implementation phase (Phase B). The intervention involved principles of Applied Behavior Analysis, basically positive reinforcement, assistance and modeling. The results were positive for the acquisition of the basic skills targeted by the study, especially in the emission of independent responses, highlighting the potential of using the interests of children with autism in teaching these skills. It is important to emphasize the importance of future studies that can delve deeper into the variables that interfere in collaborative work between the common classroom and Specialized Educational Services, as well as investing in interventions in babies and very young children also involving other basic skills that were not the target of this study, such as imitation, waiting, expressive and receptive language and pre-academic skills.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectHabilidades básicaspt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.subjectSpecialized educational assistancept_BR
dc.subjectBasic skillspt_BR
dc.subjectInterventionpt_BR
dc.titleO desenvolvimento de habilidades básicas em crianças com autismo na Educação Infantil: parceria entre professores do Atendimento Educacional Especializado e das salas de referênciapt_BR
dc.title.alternativeThe development of basic skills in children with autism in early childhood education: partnership between teachers of Specialized Educational Services and reference classroomspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6191434216654314pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1925189093877793pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar os potenciais efeitos de uma intervenção comportamental realizada pelo Atendimento Educacional Especializado na aquisição de habilidades básicas de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, através da parceria entre Atendimento Educacional Especializado e professoras das salas de referência. Para isso, participaram do estudo, três crianças com autismo e suas respectivas professoras de escolas de Educação Infantil. A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa de caso único, através de um delineamento de bases múltiplas. As habilidades básicas alvo do estudo foram o sentar, contato visual e seguimento de instruções de um passo, que foram coletadas durante a fase sem intervenção (Fase A ou baseline) e na fase de implementação da intervenção (Fase B). A intervenção envolveu princípios da Análise do Comportamento Aplicada, basicamente reforço positivo, assistência e modelagem. Os resultados mostraram-se positivos para a aquisição das habilidades básicas alvo do estudo, sobretudo na emissão de respostas independentes, destacando a potencialidade do uso dos interesses das crianças com autismo no ensino destas habilidades. Ressalta-se a importância de que estudos futuros possam aprofundar sobre as variáveis que interferem no trabalho colaborativo entre sala comum e Atendimento Educacional Especializado, assim como investir em intervenções em bebês e crianças bem pequenas envolvendo também outras habilidades básicas que não foram alvo deste estudo, como a imitação, esperar, linguagem expressiva e receptiva e pré-acadêmicas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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