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O desenvolvimento de habilidades básicas em crianças com autismo na Educação Infantil: parceria entre professores do Atendimento Educacional Especializado e das salas de referência
dc.creator | Martins, Juliana dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T11:43:20Z | |
dc.date.available | 2024-12-06T11:43:20Z | |
dc.date.issued | 2024-09-03 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Juliana dos Santos. O desenvolvimento de habilidades básicas em crianças com autismo na Educação Infantil: parceria entre professores do Atendimento Educacional Especializado e das salas de referência. Orientadora: Síglia Pimentel Höher Camargo. 2024. 150 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14640 | |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the potential effects of a behavioral intervention proposed by Specialized Educational Assistance on the acquisition of basic skills by children with Autism Spectrum Disorder in early childhood education, through a partnership between Specialized Educational Assistance and teachers from reference classrooms. For this purpose, three children with autism and their respective teachers from early childhood education schools participated in the study. The methodology used involved a single-case study, through a multiplebaseline design. The basic skills targeted by the study were sitting, eye contact, and one-step instruction sequence, which were collected during the nonintervention phase (Phase A or baseline) and the intervention implementation phase (Phase B). The intervention involved principles of Applied Behavior Analysis, basically positive reinforcement, assistance and modeling. The results were positive for the acquisition of the basic skills targeted by the study, especially in the emission of independent responses, highlighting the potential of using the interests of children with autism in teaching these skills. It is important to emphasize the importance of future studies that can delve deeper into the variables that interfere in collaborative work between the common classroom and Specialized Educational Services, as well as investing in interventions in babies and very young children also involving other basic skills that were not the target of this study, such as imitation, waiting, expressive and receptive language and pre-academic skills. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.subject | Habilidades básicas | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder (ASD) | pt_BR |
dc.subject | Specialized educational assistance | pt_BR |
dc.subject | Basic skills | pt_BR |
dc.subject | Intervention | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento de habilidades básicas em crianças com autismo na Educação Infantil: parceria entre professores do Atendimento Educacional Especializado e das salas de referência | pt_BR |
dc.title.alternative | The development of basic skills in children with autism in early childhood education: partnership between teachers of Specialized Educational Services and reference classrooms | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6191434216654314 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1925189093877793 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou analisar os potenciais efeitos de uma intervenção comportamental realizada pelo Atendimento Educacional Especializado na aquisição de habilidades básicas de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, através da parceria entre Atendimento Educacional Especializado e professoras das salas de referência. Para isso, participaram do estudo, três crianças com autismo e suas respectivas professoras de escolas de Educação Infantil. A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa de caso único, através de um delineamento de bases múltiplas. As habilidades básicas alvo do estudo foram o sentar, contato visual e seguimento de instruções de um passo, que foram coletadas durante a fase sem intervenção (Fase A ou baseline) e na fase de implementação da intervenção (Fase B). A intervenção envolveu princípios da Análise do Comportamento Aplicada, basicamente reforço positivo, assistência e modelagem. Os resultados mostraram-se positivos para a aquisição das habilidades básicas alvo do estudo, sobretudo na emissão de respostas independentes, destacando a potencialidade do uso dos interesses das crianças com autismo no ensino destas habilidades. Ressalta-se a importância de que estudos futuros possam aprofundar sobre as variáveis que interferem no trabalho colaborativo entre sala comum e Atendimento Educacional Especializado, assim como investir em intervenções em bebês e crianças bem pequenas envolvendo também outras habilidades básicas que não foram alvo deste estudo, como a imitação, esperar, linguagem expressiva e receptiva e pré-acadêmicas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Camargo, Síglia Pimentel Höher | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
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PPGE: Dissertações e Teses [801]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.