Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSantos, Marília Lima
dc.date.accessioned2025-01-08T22:08:23Z
dc.date.available2025-01-08T22:08:23Z
dc.date.issued2023-03-27
dc.identifier.citationSANTOS, Marília Lima. A percepção do processo de internacionalização por docentes e discentes de pós-graduação. Orientador: Rafael Vetromille-Castro. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) ― Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14789
dc.description.abstractThe internationalization of higher education institutions, considered as the process of “integrating an international, intercultural, or global dimension into the purpose, functions or delivery of postsecondary education” (KNIGHT, 2003, p. 02), has been growing in the past thirty years. Internationalization is still being misinterpreted as just a synonym of academic mobility which, as important as it is, is not the only factor responsible for the development of internationalization in postsecondary education institutions. In this sense, internationalization at home (BEELEN; JONES, 2015) and internationalization of the curriculum (LEASK, 2009) are relevant for the democratization of the process, which must involve the entire academic community, not only those who have the access to academic mobility. In this dissertation, we will analyze the perceptions of professors and students in graduate programs graded 5, 6 and 7, at Universidade Federal de Pelotas (UFPel) regarding the internationalization in this institution. This cut was proposed because the programs graded 6 and 7 are considered highly internationalized, while the ones graded 5 may be seeking higher internationalization in order to fulfill one of the requirements to increase their grades in the evaluation from CAPES. The research has a qualitative character, a case study with a documental basis to analyze the documents related to the internationalization of the chosen institution and empiric based on the collection of data by a questionnaire sent to the participants to the analysis of their perception regarding the process of internationalization in the institution. In the analysis of the data, we noticed that the students have a more positive perspective both regarding the level and the efforts for internationalization by the institution, but, at the same time, they are not always involved in these efforts. Both professors and students seem to associate internationalization just to mobility, and may not recognize the internationalization at home actions as part of internationalization actions from the institution. The role of linguistic formation in foreign languages, fundamental to the development of internationalization, appears not to be present in the observed programs. With this research, we have a portrait of the internationalization of the institution from the perceptions of its academic community, mainly regarding the actions of internationalization that go beyond academic mobility.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectMobilidade acadêmicapt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectFormação linguísticapt_BR
dc.subjectInternationalizationpt_BR
dc.subjectAcademic mobilitypt_BR
dc.subjectGraduate programspt_BR
dc.subjectLinguistic trainingpt_BR
dc.titleA percepção do processo de internacionalização por docentes e discentes de pós-graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe perception of the process of internationalization by professors and students in graduate programspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1853975504374265pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3640307400529210pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Stumpf, Elisa Marchioro
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6961518330074096pt_BR
dc.description.resumoA internacionalização das instituições de ensino superior, considerada como o processo de “integração das dimensões internacional, intercultural ou global no propósito, função ou oferta da educação superior” (KNIGHT, 2003, p. 02), vem ganhando força nos últimos trinta anos. A internacionalização ainda é confundida como sinônimo de mobilidade acadêmica que, apesar de importante, não é o único fator responsável pelo desenvolvimento da internacionalização das instituições de ensino superior. Nesse sentido, a internacionalização em casa (BEELEN; JONES, 2015) e internacionalização do currículo (LEASK, 2009) são relevantes para a democratização do processo, que deve envolver toda a comunidade acadêmica, não apenas os que têm possibilidade de mobilidade internacional. Nesta dissertação, analisaremos as percepções de docentes e discentes de programas de pós-graduação de notas 5, 6 e 7 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em relação à internacionalização da instituição. Tal recorte foi feito pois os programas de notas 6 e 7 são considerados altamente internacionalizados, enquanto os de nota 5 podem estar buscando maior internacionalização a fim de preencherem um dos critérios para aumentarem sua nota na avaliação CAPES. A pesquisa é de caráter qualitativo, constituindo-se em estudo de caso com base documental para análise dos documentos pertinentes à internacionalização da instituição escolhida e empírica com base na coleta feita por meio de um questionário enviado aos participantes para análise da percepção sobre o processo de internacionalização na instituição. Na análise de dados, percebemos que discentes têm uma visão mais positiva tanto do nível quanto dos esforços para internacionalização da instituição, mas, ao mesmo tempo, nem sempre estão envolvidos nesses esforços. Ambas as categorias, docentes e discentes, parecem associar internacionalização apenas à mobilidade, e podem não reconhecer ações de internacionalização em casa como parte das ações de internacionalização da instituição. O papel da formação linguística em língua estrangeira, fundamental para o desenvolvimento da internacionalização, parece não estar tão presente nos programas observados. Com isso, temos um retrato da internacionalização na instituição, a partir das percepções de acadêmicos ligados a ela, principalmente em relação às ações de internacionalização que vão além da mobilidade acadêmica.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Vetromille-Castro, Rafael
dc.subject.cnpq1LINGUISTICApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem