Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMoreira, Rodrigo Oliveira
dc.creatorCorrêa, Gustavo Weirich
dc.creatorNachtigall, Cícero
dc.date.accessioned2025-01-27T14:04:35Z
dc.date.available2025-01-27T14:04:35Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMOREIRA, Rodrigo Oliveira; CORRÊA, Gustavo Weirich; NACHTIGALL, Cícero. A perspectiva da aprendizagem autorregulada na formação de professores de matemática: desafios e possibilidades apresentadas pelo período de aulas remotas. Revista Prociências, v.6, n.1, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14844
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo descrever e analisar uma experiência orientada para a formação de professores de Matemática, por meio de reflexões baseadas no livro “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior”, 2017 - 2ª edição. A partir da leitura e reflexão de cinco cartas, realizaram-se discussões em grupo sobre temas centrais da aprendizagem autorregulada, tais como estabelecimento de objetivos, gestão do tempo e controle da procrastinação. A atividade foi desenvolvida durante o período de aulas remotas imposto pela pandemia de covid-19 e contou com a participação de 17 estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática. As fontes de coleta de dados utilizadas foram narrativas orais e escritas. Os resultados indicaram que os encontros possibilitaram reflexões sobre o processo autorregulatório, sobre a adoção de estratégias de aprendizagem adaptadas a cada contexto e sobre a integração ao ensino superior. A iniciativa representou, também, um espaço de acolhida, compartilhamento de experiências e dificuldades entre os participantes. Em suma, o estudo indicou a importância e necessidade de espaços qualificados que integrem teoria e prática na busca de melhores condições de aprendizagem e permanência no ensino superior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem autorreguladapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIntegração ao ensino superiorpt_BR
dc.titleA perspectiva da aprendizagem autorregulada na formação de professores de matemática: desafios e possibilidades apresentadas pelo período de aulas remotaspt_BR
dc.title.alternativeThe perspective of self-regulated learning in the training of mathematics teachers: challenges and possibilities presented during remote classpt_BR
dc.title.alternativeLa perspectiva del aprendizaje autorregulado en la formación de professores de matemáticas: desafíos y posibilidades que presentan durante las classes a distanciapt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem