dc.creator | Moreira, Rodrigo Oliveira | |
dc.creator | Corrêa, Gustavo Weirich | |
dc.creator | Nachtigall, Cícero | |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T14:04:35Z | |
dc.date.available | 2025-01-27T14:04:35Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Rodrigo Oliveira; CORRÊA, Gustavo Weirich; NACHTIGALL, Cícero. A perspectiva da aprendizagem autorregulada na formação de professores de matemática: desafios e possibilidades apresentadas pelo período de aulas remotas. Revista Prociências, v.6, n.1, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14844 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar uma experiência orientada para a formação de professores de Matemática, por meio de reflexões baseadas no livro “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação
superior”, 2017 - 2ª edição. A partir da leitura e reflexão de cinco cartas, realizaram-se discussões em grupo sobre temas centrais da aprendizagem autorregulada, tais como estabelecimento de objetivos, gestão do tempo e controle da procrastinação. A atividade foi desenvolvida durante o período de aulas remotas imposto pela pandemia de covid-19 e contou com a participação de 17 estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática. As fontes de coleta de dados utilizadas foram narrativas orais e escritas. Os resultados indicaram que os encontros possibilitaram reflexões sobre o processo autorregulatório, sobre a adoção de estratégias de aprendizagem adaptadas a cada contexto e sobre a integração ao ensino superior. A iniciativa representou, também, um espaço de acolhida, compartilhamento de experiências e dificuldades entre os participantes. Em suma, o estudo indicou a importância e necessidade de espaços qualificados que integrem teoria e prática na busca de melhores condições de aprendizagem e permanência no ensino superior. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem autorregulada | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Integração ao ensino superior | pt_BR |
dc.title | A perspectiva da aprendizagem autorregulada na formação de professores de matemática: desafios e possibilidades apresentadas pelo período de aulas remotas | pt_BR |
dc.title.alternative | The perspective of self-regulated learning in the training of mathematics teachers: challenges and possibilities presented during remote class | pt_BR |
dc.title.alternative | La perspectiva del aprendizaje autorregulado en la formación de professores de matemáticas: desafíos y posibilidades que presentan durante las classes a distancia | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |