Mostrar el registro sencillo del ítem
Percurso de uma revisão bibliográfica na temática do trabalho docente das professoras do ensino superior
dc.creator | Buchweitz, Michele Josiane Rutz | |
dc.creator | Neutzling, Vitória Kaster | |
dc.creator | Furtado, Gabriella das Neves | |
dc.creator | Martins, Luzia Helena Brandt | |
dc.creator | Dias, Eugênia Antunes | |
dc.creator | Del Pino, Mauro Augusto Burkert | |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T23:52:13Z | |
dc.date.available | 2025-02-19T23:52:13Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | BUCHWEITZ, Michele Josiane Rutz et al. Percurso de uma revisão bibliográfica na temática do trabalho docente das professoras do ensino superior. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15041 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é um recorte inicial do projeto de tese de doutorado cujo tema versa sobre os desafios das professoras do ensino superior frente ao gerencialismo. A construção do estudo se deu junto à linha de pesquisa Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Muitas das contribuições que constituem esta escrita vem sendo discutidas e alicerçadas no âmbito do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP) e nas disciplinas já realizadas no doutoramento. A pesquisa tem como objetivo identificar os trabalhos que versam sobre os desafios que as professoras do ensino superior enfrentam no contexto do gerencialismo e suas derivações, ou seja, aqueles textos que subsidiam a discussão sobre a questão sob o ponto de vista de uma sociedade submetida às relações de poder. As perspectivas fundamentais estão alicerçadas nas concepções de Guacira Lopes Louro (1997) no tocante à questão de gênero. A autora intermedia sua visão de gênero a partir do contexto da construção social, que transcende o tempo e muda constantemente conforme novos significados vão sendo atribuídos para a atualidade vivida (Idem, 2008). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Percurso de uma revisão bibliográfica na temática do trabalho docente das professoras do ensino superior | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |