dc.identifier.citation | LUCAS, R.G.R. ; SCHNEIDER, A.. Genômica Nutricional: do ensino presencial ao remoto, qual a melhor estratégia para o aprendizado?. In: SILVA, D. ; CARVALHO JUNIOR, F.F. (Org.). Ciências da Saúde: desafios e potencialidades em pesquisa. 2ed. São Paulo - SP: Cientifica Digital, 2023, v. 2, p. 255-262. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: No ano de 2019 uma grave doença viral foi descoberta, cujo agente etiológico, chamado o novo Coronavírus (SARS-CoV-2), estabelecendo um novo modo de vida ao redor do mundo. As instituições foram impactadas nesse contexto, e todos os envolvidos na cadeia de ensino-aprendizagem, assim promovendo a busca para garantir estratégias para viabilizar a retomada do ensino e assegurar a continuidade das atividades acadêmicas. Desta forma, a disciplina de Genômica Nutricional, também necessitou ser revisada e adaptada para tal contexto. Métodos: Este estudo propõe a realização de um comparativo avaliando o ensino presencial no período anterior a pandemia e após a nova ordem instaurada pela COVID-19 no ensino de Genômica Nutricional no curso de Nutrição em uma Instituição de Ensino Superior de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Resultados: Foi constatado que as metodologias ativas atuaram de forma significativa em diversos indicadores, nos valores médios do ensino presencial, para a taxa de aprovação, taxa de reprovação e taxa de abandono, são respectivamente 47,9%, 1,7% e 50,4%. Em comparação aos valores de 84,8%, 11,3% e 3,9% para o ensino remoto.Conclusão: Este estudo demonstrou que a mediação das tecnologias digitais para o ensino remoto, devido ao COVID-19, são efetivas para a educação no ensino superior de Genômica Nutricional. No entanto, ainda que a taxa de aprovação foi aumentada e a taxa de abandono reduzida, é necessário ponderar para avaliar se o ensino remoto poderia ser uma alternativa permanente para este ensino. Foi observado uma melhora dos indicadores em cerca de 2 anos, porém ainda é desconhecido se o ensino remoto poderá continuar sendo a melhor abordagem para aprendizagem. Assim, sugere-se que sejam propostas novas formas de planejamento para um futuro ensino híbrido. | pt_BR |