• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação de desempenho docente pelos discentes em uma Instituição Federal de Ensino Superior: desafios e possibilidades de avanços na UFPel

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação_Anderson Chollet.pdf (14.95Mb)
Data
2025-02-04
Autor
Chollet, Anderson
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A qualidade do processo de ensino-aprendizagem é fortemente relacionada ao desempenho docente nas atividades acadêmicas. Depreende-se daí a imprescindibilidade no estabelecimento claro de metas e objetivos para direcionar os esforços em direção ao sucesso educacional (Castanheira; Ceroni, 2007). A avaliação de desempenho quando bem aproveitada oferece os recursos necessários a esse processo (Schikmann, 2010) e os alunos são vistos como importantes avaliadores da prática docente (Scriven, 1967, apud Marins, 2020; Rippey 1975; Moreira, 1981; Peres-Dos-Santos; Laros, 2007). Contudo, ela encontra resistências ao processo de institucionalização na administração pública (Bergue, 2020). Tal fato, no caso das instituições de ensino superior, pode significar a subutilização e negligência no uso do potencial formativo para o docente e consequentemente afetar a qualidade do ensino. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar o atual processo de avaliação de desempenho do docente (ADD) pelos alunos na UFPEL a fim de oferecer subsídios a sua melhoria. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem mista (quantitativa e qualitativa), por meio da aplicação de questionários online (survey), com questões objetivas e discursivas, aos docentes e discentes da UFPEL visando identificar as percepções desses atores sobre o processo. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística básica descritiva e os dados qualitativos em parte por análise de conteúdo de Bardin e outra parte de forma interpretativa, através de nuvens de palavras. Os resultados revelaram que docentes e discentes não percebem melhorias na qualidade do ensino em função da ADD, mas acreditam nas potencialidades formativas do processo desde que haja engajamento dos atores e da instituição. Além disso, fragilidades foram identificadas, como baixa adesão discente, carência de questões sobre aspectos ético-comportamentais dos docentes no instrumento de avaliação, ausência de acompanhamento institucional e de feedback estruturado dos gestores aos docentes, deixando-se de lado, assim, possibilidades importantes de encaminhamentos para ações de formação continuada e desenvolvimento pessoal que poderiam impactar na qualidade do ensino. Como proposta de intervenção, recomenda-se a implementação de ações educativas e de sensibilização para o tema; mecanismos de incentivo à participação discente; feedback estruturado aos docentes com a participação dos gestores e com acompanhamento institucional e a promoção de ações de formação continuada com base nas avaliações.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15212
Collections
  • PROFIAP: Dissertações e Teses [63]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV