Avaliação de desempenho docente pelos discentes em uma Instituição Federal de Ensino Superior: desafios e possibilidades de avanços na UFPel
Resumo
A qualidade do processo de ensino-aprendizagem é fortemente relacionada ao
desempenho docente nas atividades acadêmicas. Depreende-se daí a
imprescindibilidade no estabelecimento claro de metas e objetivos para direcionar os
esforços em direção ao sucesso educacional (Castanheira; Ceroni, 2007). A avaliação
de desempenho quando bem aproveitada oferece os recursos necessários a esse
processo (Schikmann, 2010) e os alunos são vistos como importantes avaliadores da
prática docente (Scriven, 1967, apud Marins, 2020; Rippey 1975; Moreira, 1981;
Peres-Dos-Santos; Laros, 2007). Contudo, ela encontra resistências ao processo de
institucionalização na administração pública (Bergue, 2020). Tal fato, no caso das
instituições de ensino superior, pode significar a subutilização e negligência no uso do
potencial formativo para o docente e consequentemente afetar a qualidade do ensino.
Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar o atual processo de avaliação
de desempenho do docente (ADD) pelos alunos na UFPEL a fim de oferecer subsídios
a sua melhoria. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem
mista (quantitativa e qualitativa), por meio da aplicação de questionários online
(survey), com questões objetivas e discursivas, aos docentes e discentes da UFPEL
visando identificar as percepções desses atores sobre o processo. Os dados
quantitativos foram analisados por meio de estatística básica descritiva e os dados
qualitativos em parte por análise de conteúdo de Bardin e outra parte de forma
interpretativa, através de nuvens de palavras. Os resultados revelaram que docentes
e discentes não percebem melhorias na qualidade do ensino em função da ADD, mas
acreditam nas potencialidades formativas do processo desde que haja engajamento
dos atores e da instituição. Além disso, fragilidades foram identificadas, como baixa
adesão discente, carência de questões sobre aspectos ético-comportamentais dos
docentes no instrumento de avaliação, ausência de acompanhamento institucional e
de feedback estruturado dos gestores aos docentes, deixando-se de lado, assim,
possibilidades importantes de encaminhamentos para ações de formação continuada
e desenvolvimento pessoal que poderiam impactar na qualidade do ensino. Como
proposta de intervenção, recomenda-se a implementação de ações educativas e de
sensibilização para o tema; mecanismos de incentivo à participação discente;
feedback estruturado aos docentes com a participação dos gestores e com
acompanhamento institucional e a promoção de ações de formação continuada com
base nas avaliações.