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Presença dos atributos Integralidade da atenção e Orientação familiar no exercício da preceptoria do Internato em Saúde Coletiva do curso de Medicina da Universidade Federal De Santa Maria, RS

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tcm_fabiane_budel.pdf (3.159Mb)
Data
2019-06-03
Autor
Budel, Fabiane
Metadata
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Resumo
Trata-se de uma investigação qualitativa descritiva exploratória com componente quantitativo, que buscou conhecer a presença dos atributos da Atenção Primária em Saúde (APS) Integralidade da atenção e Orientação familiar na preceptoria médica do Internato em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa foi desenvolvida com 14 médicos preceptores, sendo a coleta de dados realizada através de entrevista em profundidade e aplicação do instrumento PCATool Brasil versão profissionais, no período de fevereiro e março de 2018. Os encontros ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em dia e hora definidos pelo participante. Os dados qualitativos foram organizados com auxílio do software WEBQDA®, trabalhados sob a técnica de análise de conteúdo e embasados nos pressupostos da APS de Starfield permeados pela Teoria do Interacionismo Simbólico. Os dados quantitativos foram digitados no banco de dados Epidata e para sua análise foi utilizado o software Stata12.0. A maior parte dos participantes atuava em UBS com Estratégia de Saúde da Família (ESF), era do sexo feminino, possuía pós-graduação e o vínculo com a rede assistencial predominante era através do Programa Federal Mais Médicos para o Brasil. Da análise do PCATool, demonstrou-se que a maioria dos serviços possuía orientação em APS, segundo as respostas do preceptores. Das entrevistas, emergiram as seguintes categorias: integralidade da atenção, preceptor e preceptoria; orientação familiar, preceptor e preceptoria. Demonstrou-se que a Integralidade da atenção e a Orientação familiar são conceitos presentes aos preceptores, que buscam integrá-los à preceptoria, estimulando os estudantes quanto à aplicabilidade destes atributos na rotina docente na APS. Entretanto, um maior exercício destes atributos na prática médica poderia contribuir para uma vivência pedagógica mais significativa aos alunos, já que o preceptor serve como modelo e a concretização do aprendizado está relacionada ao valor simbólico atribuído às experiências vivenciadas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15224
Collections
  • PROFSAÚDE: Teses e Dissertações [11]

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