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Presença dos atributos Integralidade da atenção e Orientação familiar no exercício da preceptoria do Internato em Saúde Coletiva do curso de Medicina da Universidade Federal De Santa Maria, RS
dc.creator | Budel, Fabiane | |
dc.date.accessioned | 2025-03-08T02:47:51Z | |
dc.date.available | 2025-03-08T02:47:51Z | |
dc.date.issued | 2019-06-03 | |
dc.identifier.citation | BUDEL, Fabiane. Presença dos atributos Integralidade da atenção e Orientação familiar no exercício da preceptoria do Internato em Saúde Coletiva do curso de Medicina da Universidade Federal De Santa Maria, RS. 2019. 102f. Trabalho de Conclusão de Mestrado (Mestrado Profissional em Saúde da Família) – Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família, Departamento de Medicina Social, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15224 | |
dc.description.abstract | This exploratory descriptive qualitative investigation including quantitative components aimed to investigate the presence of the attributes of Primary Health Care (PHC) and the Integrality of attention and Family orientation in the medical preceptorship of the Collective Health Internship of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The study was carried out with 14 preceptor physicians and data collection performed via deep interview and PCATool Brasil (professional version) in February and March of 2018. The interviews took place at the Basic Health Unit (BHU) on days and times set by the participant. Qualitative data were organized using the software WEBQDA® and analyzed with the content analysis technique. The theoretical reference was the assumptions of PHC of Starfield and Theory of Symbolic Interactionism. Quantitative data were inserted into the Epidata database and analyzed using the software Stata12.0. Most of the participants were women with postgraduate degrees and working in the BHU with the Family Health Strategy (FHS) and their link to the predominant health care network was through the Federal Program More Doctors for Brazil. Analysis by PCATool showed that most of the services had guidance in PHC, according to the answers of the preceptors. The following categories emerged from the interviews: integrality of attention, preceptor and preceptorship; family orientation, preceptor and preceptorship. Results showed that the Integrality of attention and Family orientation are concepts present for the preceptors, who seek to integrate them into the preceptorship, stimulating the students regarding the applicability of these elements in the teaching routine of PHC. However, increased use of these attributes in medical practice may contribute to a more meaningful pedagogical experience for students, since the preceptor serves as a model and learning is related to the symbolic value attributed to lived experiences. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Saúde da família | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject | Integralidade em saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Preceptoria | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Primary health care | pt_BR |
dc.subject | Integrality in health | pt_BR |
dc.subject | Medical education | pt_BR |
dc.subject | Preceptorship | pt_BR |
dc.subject | Qualitative research | pt_BR |
dc.title | Presença dos atributos Integralidade da atenção e Orientação familiar no exercício da preceptoria do Internato em Saúde Coletiva do curso de Medicina da Universidade Federal De Santa Maria, RS | pt_BR |
dc.title.alternative | Presence of the attributes Integrality of attention and Family orientation in the exercise of the preceptory of the Internship in Collective Health of the Medicine College of the Federal University of Santa Maria, RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | Não localizado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | Não encontrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Schwartz, Eda | |
dc.description.resumo | Trata-se de uma investigação qualitativa descritiva exploratória com componente quantitativo, que buscou conhecer a presença dos atributos da Atenção Primária em Saúde (APS) Integralidade da atenção e Orientação familiar na preceptoria médica do Internato em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa foi desenvolvida com 14 médicos preceptores, sendo a coleta de dados realizada através de entrevista em profundidade e aplicação do instrumento PCATool Brasil versão profissionais, no período de fevereiro e março de 2018. Os encontros ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em dia e hora definidos pelo participante. Os dados qualitativos foram organizados com auxílio do software WEBQDA®, trabalhados sob a técnica de análise de conteúdo e embasados nos pressupostos da APS de Starfield permeados pela Teoria do Interacionismo Simbólico. Os dados quantitativos foram digitados no banco de dados Epidata e para sua análise foi utilizado o software Stata12.0. A maior parte dos participantes atuava em UBS com Estratégia de Saúde da Família (ESF), era do sexo feminino, possuía pós-graduação e o vínculo com a rede assistencial predominante era através do Programa Federal Mais Médicos para o Brasil. Da análise do PCATool, demonstrou-se que a maioria dos serviços possuía orientação em APS, segundo as respostas do preceptores. Das entrevistas, emergiram as seguintes categorias: integralidade da atenção, preceptor e preceptoria; orientação familiar, preceptor e preceptoria. Demonstrou-se que a Integralidade da atenção e a Orientação familiar são conceitos presentes aos preceptores, que buscam integrá-los à preceptoria, estimulando os estudantes quanto à aplicabilidade destes atributos na rotina docente na APS. Entretanto, um maior exercício destes atributos na prática médica poderia contribuir para uma vivência pedagógica mais significativa aos alunos, já que o preceptor serve como modelo e a concretização do aprendizado está relacionada ao valor simbólico atribuído às experiências vivenciadas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Denise Silva da | |
dc.subject.cnpq1 | MEDICINA | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | SAUDE PUBLICA | pt_BR |