Mostrar el registro sencillo del ítem
Aplicação e ensino de habilidades de comunicação clínica dos preceptores de medicina de família e comunidade de Florianópolis, SC
dc.creator | Silva, Wagner Omar Cury | |
dc.date.accessioned | 2025-03-08T02:52:23Z | |
dc.date.available | 2025-03-08T02:52:23Z | |
dc.date.issued | 2019-06-26 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Wagner Omar Cury. Aplicação e ensino de habilidades de comunicação clínica dos preceptores de medicina de família e comunidade de Florianópolis, SC. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15234 | |
dc.description.abstract | Patient Centered Care is a strategy of humanization and increased efficiency of the therapeutic relationship in primary health care, which depends, to be fully realized, on effective clinical communication. Therefore, clinical communication skills tend to occupy progressively central locus in the training of health professionals. This study aims to evaluate the perception of preceptors and students about the teaching and application of these skills in the Family and Community Medicine (MFC) residency of the Municipality of Florianópolis (PMF) and the Internship in MFC of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Through a cross-sectional study, all 100 students from the 9th and 10th grade of the UFSC Medical Internship who have passed at least one time in the MFC cycle will be evaluated using an online questionnaire; all 40 MFC Residents of the 1st, 2nd and 3rd year linked to the School of Public Health of the PMF and all 50 preceptors of these students. Based on the Calgary-Cambridge Observation Guide, we will evaluate 28 items that characterize the constituent elements of communication skills for clinical consultation, including aspects related to: opening of the consultation, exploration of problems, assessment of the representation of the process of illness of the person, structuring the consultation, building the relationship and closing the consultation. It will also be evaluated the existence of teaching-learning opportunities on communication skills such as direct observation of attendance by the preceptor and video recording of consultation followed by the performance of quality feedback. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Saúde da família | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Relações médico-paciente | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject | Comunicação em saúde | pt_BR |
dc.title | Aplicação e ensino de habilidades de comunicação clínica dos preceptores de medicina de família e comunidade de Florianópolis, SC | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | Não localizado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | Não encontrado | pt_BR |
dc.description.resumo | O Método Clínico Centrado no Paciente é uma estratégia de humanização e incremento da eficiência da relação terapêutica na Atenção Primária à Saúde, que depende, para se realizar plenamente, de uma comunicação clínica efetiva. Por isso, as habilidades de comunicação clínica tendem a ocupar progressivamente locus central na formação dos profissionais da saúde. Este estudo objetiva avaliar a percepção de preceptores e estudantes sobre o ensino e a aplicação dessas habilidades na residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC) da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e no Internato em MFC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mediante estudo transversal, serão avaliados, com utilização de questionário online, todos os 100 alunos da 9a , 10 a fase do Internato Médico da UFSC que tenham passado pelo menos uma vez no ciclo de MFC; todos os 40 Residentes em MFC do 1º, 2º e 3º ano vinculados à Escola de Saúde Pública da PMF e todos os 50 preceptores desses alunos. Utilizando como base o Guia Observacional CalgaryCambridge, serão avaliados 28 itens que caracterizam os elementos constitutivos das habilidades de comunicação para a consulta clínica, incluindo aspectos relacionados à: abertura da consulta, exploração de problemas, avaliação do quadro de representações do processo de adoecimento da pessoa, estruturação da consulta, construção da relação e encerramento da consulta. Será também avaliada a existência de oportunidades de ensino-aprendizagem sobre habilidades de comunicação como, por exemplo, a observação direta de atendimentos pelo preceptor e a videogravação de consulta seguida da realização de feedback de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fassa, Anaclaudia Gastal | |
dc.subject.cnpq1 | MEDICINA | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | SAUDE PUBLICA | pt_BR |