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dc.creatorBlois, Henrique Dias
dc.creatorBerndsen, Conrado Blois
dc.creatorNunes, Bruno Blois
dc.creatorCarvalho, Maitê Peres de
dc.creatorRasia, Isabel Cristina Rosa Barros
dc.date.accessioned2025-03-26T09:53:14Z
dc.date.available2025-03-26T09:53:14Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationBLOIS, Henrique Dias. et al. Planejamento em Empresa Automotiva: Um Estudo de Caso por Meio da Prospecção de Cenários. REVISTA DE ADMINISTRACAO IMED, v. 8, p. 121-145, 2018. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/raimed/article/view/2135. Acesso em: 25 mar. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15444
dc.description.abstractO setor automotivo no Brasil cresceu consideravelmente nas últimas décadas tanto com relação à quantidade de investimentos, quanto à criação de novos produtos, geração de emprego e renda, ofertas de serviços e desenvolvimento de novas tecnologias. As empresas do segmento automotivo estão inseridas em um mercado extremamente competitivo e sujeito às oscilações da economia, portanto, diante dos desafios do mercado atual, é imprescindível que as empresas e organizações mantenham-se atualizadas em suas definições de prioridades e na alocação dos recursos disponíveis. Buscando esse contexto competitivo, o estudo contempla a prospecção de cenários futuros em uma empresa do setor automotivo brasileiro no sul do país, tendo como objetivo a construção de cenários apontando eventos que, positiva ou negativamente, possam causar impactos para a empresa nos próximos cinco anos, implementando estratégias que minimizem as instabilidades socioeconômicas. Para tanto, utilizou-se o método descrito por Grumbach, o qual tem por base o software Puma versão 4.0 como auxílio na escolha pela melhor tomada de decisão, identificando possibilidades e alternativas de evolução e apresentando tendências por meio de reuniões com peritos na temática estudada. Foram analisados e interpretados os dez primeiros cenários constituídos pela ocorrência ou não ocorrência dos eventos, sendo classificados em cenário mais provável, de tendência e ideal. Também foi evidenciado o grau de influência e dependência entre os eventos, o que gerou a matriz de impactos cruzados. Além disso, foram construídos e analisados possíveis cenários futuros demonstrando que a empresa estudada possui eventos potenciais que poderão servir como alternativas para o setor. No entanto, não foi identificado nenhum cenário ideal para os próximos cinco anos, fato que se deve ao ambiente de incertezas ocasionado pela crise político/econômica vivenciada no país. De qualquer forma, o estudo proporcionou a definição de estratégias em ambientes turbulentos no qual está inserida a empresa e contribuiu para o entendimento das incertezas vivenciadas, mostrando o grau de influência e dependência entre os eventos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherIMEDpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCenários futurospt_BR
dc.subjectComercialização de veículospt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.subjectSetor automotivopt_BR
dc.subjectFuture scenariospt_BR
dc.subjectCommercialization of vehiclespt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectEconomic crisispt_BR
dc.subjectAutomotive industrypt_BR
dc.titlePlanejamento em Empresa Automotiva: um estudo de caso por meio da prospecção de cenáriospt_BR
dc.title.alternativeAutomotive Company Planning: a case study through prospecting scenariospt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18256/2237-7956.2018.v8i1.2135
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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