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De interações intermoleculares e perfis epistemológicos: por que o ensino de Química ainda pensa clássico em seus materiais?

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dissertacao_fernanda_karolaine_dutra_silva.pdf (2.280Mb)
Data
2025-02-05
Autor
Silva, Fernanda Karolaine Dutra da
Metadata
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Resumo
Esta dissertação investiga o Perfil Epistemológico presente em diferentes materiais didáticos utilizados no Ensino de Química, com foco específico nas Interações Intermoleculares. A pesquisa se debruça sobre livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), livros destinados ao Ensino Superior e Obras Históricas, analisando como esses materiais exploram o conceito de Interações intermoleculares. O objetivo geral é identificar e compreender as zonas filosóficas que emergem desses recursos, explorando tanto a formação dos conceitos quanto possíveis implicações pedagógicas para o Ensino de Química. A dissertação é organizada em seis artigos que abordam diferentes dimensões do problema de pesquisa. O primeiro artigo discute a definição e a distinção entre os conceitos de Perfil Epistemológico e Perfil Conceitual, estabelecendo uma base teórica para a investigação. O segundo artigo explora a construção epistemológica do conceito de Interações Intermoleculares. O terceiro e quarto artigos analisam como esses conceitos são tratados nos livros didáticos do PNLD e no Ensino Superior, respectivamente, utilizando análise de conteúdo com base em Bardin (1977) para identificar as abordagens predominantes. O quinto artigo investiga a evolução histórica do conceito de Interações Intermoleculares nas obras científicas antigas, enquanto o sexto artigo apresenta uma análise empírica do Perfil Epistemológico presente nos três tipos de materiais didáticos analisados, revelando uma predominância do Racionalismo Clássico, refletindo uma abordagem tradicional da Química acerca das Interações Intermoleculares. A análise crítica dos livros e sua limitação em promover uma visão mais contextualizada da Ciência indicam a necessidade de uma revisão mais profunda nos currículos e materiais didáticos, visando um ensino mais crítico e alinhado às demandas contemporâneas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15508
Collections
  • PPGQ: Dissertações e Teses [242]

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