• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

De interações intermoleculares e perfis epistemológicos: por que o ensino de Química ainda pensa clássico em seus materiais?

Thumbnail
View/Open
dissertacao_fernanda_karolaine_dutra_silva.pdf (2.280Mb)
Date
2025-02-05
Author
Silva, Fernanda Karolaine Dutra da
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta dissertação investiga o Perfil Epistemológico presente em diferentes materiais didáticos utilizados no Ensino de Química, com foco específico nas Interações Intermoleculares. A pesquisa se debruça sobre livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), livros destinados ao Ensino Superior e Obras Históricas, analisando como esses materiais exploram o conceito de Interações intermoleculares. O objetivo geral é identificar e compreender as zonas filosóficas que emergem desses recursos, explorando tanto a formação dos conceitos quanto possíveis implicações pedagógicas para o Ensino de Química. A dissertação é organizada em seis artigos que abordam diferentes dimensões do problema de pesquisa. O primeiro artigo discute a definição e a distinção entre os conceitos de Perfil Epistemológico e Perfil Conceitual, estabelecendo uma base teórica para a investigação. O segundo artigo explora a construção epistemológica do conceito de Interações Intermoleculares. O terceiro e quarto artigos analisam como esses conceitos são tratados nos livros didáticos do PNLD e no Ensino Superior, respectivamente, utilizando análise de conteúdo com base em Bardin (1977) para identificar as abordagens predominantes. O quinto artigo investiga a evolução histórica do conceito de Interações Intermoleculares nas obras científicas antigas, enquanto o sexto artigo apresenta uma análise empírica do Perfil Epistemológico presente nos três tipos de materiais didáticos analisados, revelando uma predominância do Racionalismo Clássico, refletindo uma abordagem tradicional da Química acerca das Interações Intermoleculares. A análise crítica dos livros e sua limitação em promover uma visão mais contextualizada da Ciência indicam a necessidade de uma revisão mais profunda nos currículos e materiais didáticos, visando um ensino mais crítico e alinhado às demandas contemporâneas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15508
Collections
  • PPGQ: Dissertações e Teses [242]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV