Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSouza, Raquel Portella de
dc.date.accessioned2025-04-02T19:31:05Z
dc.date.available2025-04-02T19:31:05Z
dc.date.issued2024-12-19
dc.identifier.citationSOUZA, Raquel Portella de. A aplicabilidade dos parâmetros para uma educação dialógica Alteritária visando ao aluno como sujeito de sua aprendizagem. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15512
dc.description.abstractThis research investigates the applicability of the parameters of dialogical alteritarian education in promoting student autonomy, based on the theoretical foundations of Mikhail Bakhtin and the Circle, Lev Vygotsky, and Paulo Freire. The study addresses the issue of content centralization in Brazilian education, which often disregards students as active subjects in constructing their own knowledge. The objective is to understand how these theoretical frameworks can be applied in the classroom and how they contribute to collective knowledge construction and the development of student autonomy. To achieve this, a research-action methodological approach is adopted, implementing a teaching module in a first-year technical high school class. This module, structured according to dialogical alteritarian parameters, enabled the analysis of interactions between students and the teacher, highlighting the role of teacher mediation and the joint construction of the teaching-learning process. The results indicate that adopting these parameters is both viable and productive, fostering a critical education centered on student autonomy. The research concludes that implementing dialogical alteritarian education requires a redefinition of pedagogical practices, emphasizing social interactions and teacher mediation as essential elements in knowledge construction.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação Dialógica Alteritáriapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAutonomia discentept_BR
dc.subjectDialogical Alteritarian Educationpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectStudent autonomypt_BR
dc.titleAplicabilidade dos parâmetros para uma educação dialógica Alteritária visando ao aluno como sujeito de sua aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6036133894177491pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0288454660583513pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a aplicabilidade dos parâmetros da educação dialógica alteritária na promoção da autonomia discente, fundamentando-se nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e o Círculo, Lev Vygotsky e Paulo Freire. O estudo parte da problemática da centralização do conteúdo na educação brasileira, que frequentemente desconsidera o aluno como sujeito ativo na construção do próprio conhecimento. O objetivo é compreender de que forma esses referenciais teóricos podem ser aplicados em sala de aula e de que maneira contribuem para a construção coletiva do saber e o desenvolvimento da autonomia discente. Para isso, adota-se uma abordagem metodológica baseada na pesquisa-ação, com a implementação de um módulo de ensino em uma turma do primeiro ano do ensino médio técnico. Esse módulo, estruturado a partir dos parâmetros dialógicos alteritários, permitiu a análise das interações entre alunos e professor, destacando o papel da mediação docente e da construção conjunta do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que a adoção desses parâmetros é viável e produtiva, favorecendo uma educação crítica e centrada na autonomia discente. Conclui-se que a implementação da educação dialógica alteritária exige uma ressignificação das práticas pedagógicas, valorizando as interações sociais e a mediação docente como elementos essenciais para a construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Giacomelli, Karina
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem