Mostrar el registro sencillo del ítem
Aplicabilidade dos parâmetros para uma educação dialógica Alteritária visando ao aluno como sujeito de sua aprendizagem
| dc.creator | Souza, Raquel Portella de | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-02T19:31:05Z | |
| dc.date.available | 2025-04-02T19:31:05Z | |
| dc.date.issued | 2024-12-19 | |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Raquel Portella de. A aplicabilidade dos parâmetros para uma educação dialógica Alteritária visando ao aluno como sujeito de sua aprendizagem. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15512 | |
| dc.description.abstract | This research investigates the applicability of the parameters of dialogical alteritarian education in promoting student autonomy, based on the theoretical foundations of Mikhail Bakhtin and the Circle, Lev Vygotsky, and Paulo Freire. The study addresses the issue of content centralization in Brazilian education, which often disregards students as active subjects in constructing their own knowledge. The objective is to understand how these theoretical frameworks can be applied in the classroom and how they contribute to collective knowledge construction and the development of student autonomy. To achieve this, a research-action methodological approach is adopted, implementing a teaching module in a first-year technical high school class. This module, structured according to dialogical alteritarian parameters, enabled the analysis of interactions between students and the teacher, highlighting the role of teacher mediation and the joint construction of the teaching-learning process. The results indicate that adopting these parameters is both viable and productive, fostering a critical education centered on student autonomy. The research concludes that implementing dialogical alteritarian education requires a redefinition of pedagogical practices, emphasizing social interactions and teacher mediation as essential elements in knowledge construction. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação Dialógica Alteritária | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
| dc.subject | Autonomia discente | pt_BR |
| dc.subject | Dialogical Alteritarian Education | pt_BR |
| dc.subject | Portuguese language teaching | pt_BR |
| dc.subject | Student autonomy | pt_BR |
| dc.title | Aplicabilidade dos parâmetros para uma educação dialógica Alteritária visando ao aluno como sujeito de sua aprendizagem | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6036133894177491 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0288454660583513 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga a aplicabilidade dos parâmetros da educação dialógica alteritária na promoção da autonomia discente, fundamentando-se nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e o Círculo, Lev Vygotsky e Paulo Freire. O estudo parte da problemática da centralização do conteúdo na educação brasileira, que frequentemente desconsidera o aluno como sujeito ativo na construção do próprio conhecimento. O objetivo é compreender de que forma esses referenciais teóricos podem ser aplicados em sala de aula e de que maneira contribuem para a construção coletiva do saber e o desenvolvimento da autonomia discente. Para isso, adota-se uma abordagem metodológica baseada na pesquisa-ação, com a implementação de um módulo de ensino em uma turma do primeiro ano do ensino médio técnico. Esse módulo, estruturado a partir dos parâmetros dialógicos alteritários, permitiu a análise das interações entre alunos e professor, destacando o papel da mediação docente e da construção conjunta do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que a adoção desses parâmetros é viável e produtiva, favorecendo uma educação crítica e centrada na autonomia discente. Conclui-se que a implementação da educação dialógica alteritária exige uma ressignificação das práticas pedagógicas, valorizando as interações sociais e a mediação docente como elementos essenciais para a construção do conhecimento. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Giacomelli, Karina | |
| dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGL: Dissertações e Teses [303]
Abrange as dissertações e teses do PPGL.

