dc.creator | Rochefort, Thaís de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T19:33:12Z | |
dc.date.available | 2025-04-02T19:33:12Z | |
dc.date.issued | 2024-11-22 | |
dc.identifier.citation | ROCHEFORT, Thaís de Almeida. Educação a distância no ensino superior: a construção de identidades docentes. Orientadora: Letícia Fonseca Richthofen de Freitas. 2024. 136 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15519 | |
dc.description.abstract | La presente tesis tiene como objetivo investigar, a partir de narrativas de un grupo de tres
docentes, los procesos de construcción identitaria vividos por profesores y profesoras de
cursos de grado de diferentes áreas al comenzar a impartir clases en cursos de modalidad
a distancia (EaD) en una universidad privada situada en Río Grande del Sur. Basándose
en la articulación de dos campos del conocimiento: la Educación y la Lingüística Aplicada
Indisciplinaria, aborda el tema de la identidad docente desde una perspectiva que sitúa el
lenguaje como constitutivo, adoptando una mirada sociocultural sobre la identidad.
El análisis de las narrativas, basado en el concepto de posicionamientos interaccionales
(Bamberg, 2003) y en el Análisis Temático (Braun y Clarke, 2006), permitió comprender
que los docentes, para adaptarse a la nueva organización del trabajo en EaD, comienzan
a utilizar los mismos conceptos y concepciones adoptados en la modalidad presencial,
como la presencialidad entendida como una condición sine qua non para el aprendizaje.
Además, los docentes, al constituirse en un contexto de trabajo precarizado en el que se
sienten sobrecargados y desvalorizados, terminan por desarrollar prácticas pedagógicas
que ellos mismos consideran superficiales, simplificadas y poco crítica | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.title | Educação a distância no ensino superior: a construção de identidades docentes | pt_BR |
dc.title.alternative | EaD en la enseñanza superior: la construcción de identidades docentes | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0329165747687487 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9914415339003085 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese tem como objetivo investigar, com base em narrativas de um grupo
de três docentes, os processos de construção identitária vivenciados por professores
e professoras de cursos de graduação de diferentes áreas ao passarem a ministrar
aulas em cursos de modalidade EaD em uma universidade privada situada no Rio
Grande do Sul. Com base na articulação de dois campos do conhecimento: a
Educação e a Linguística Aplicada Indisciplinar, traz o tema da identidade docente
para ser olhado sob uma lente que situa a linguagem como constituidora a partir de
uma perspectiva linguística sociocultural sobre a identidade. A análise das
narrativas, com base no conceito de posicionamentos interacionais (Bamberg, 2003)
e na Análise Temática (Braun;Clarke,2006), permitiu compreender que os docentes,
para se adaptarem à nova organização do trabalho em Ead, passam a utilizar, os
mesmos conceitos e concepções adotados na modalidade presencial, como a questão
da presencialidade ser condição sine quo non para a aprendizagem. Além disso, os
docentes, ao se constituirem a partir de um contexto de trabalho precarizado, em que
se sentem sobrecarregados e desvalorizados, passam a ser autores de práticas
pedagógicas por eles consideradas superficiais, aligeiradas e pouco críticas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de | |
dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |