Fake news e o ensino de geografia: a importância da educação midiática em ambientes escolares

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Data
2024-12-03Autor
Crizel, Jackson Vasconcelos
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O presente trabalho visa abordar sobre as Fake News no Ensino de Geografia. Nos últimos anos, com a disseminação mais instantânea da informação por intermédio das novas plataformas, cresceram o número de informações equivocadas recebidas pelos usuários, seja através de grupos de mensagens ou perfis em redes sociais dedicados a propagar inverdades. As chamadas fake news, ou notícias falsas tem por premissa causar desinformação, prejudicar pessoas, discursos e delimitar determinadas narrativas. Estas mentiras prejudicam as mais diversas instituições, e a ciência também é vítima. No caso da Geografia, o terreno para propagação de fake news é vasto, indo desde suposições sobre o formato do planeta onde habitamos até mesmo no reforço de estereótipos sobre determinadas regiões que acarretam em discursos de ódio e xenofobia. Promover o senso crítico e ajudar os estudantes a identificarem informações falsas é um processo importante para a difusão fidedigna do conhecimento. Com isso objetivou-se fomentar o estudo de educação midiática no ensino de Geografia. Para a conquista desse objetivo, essa pesquisa se baseou em três objetivos específicos. Primeiramente, identificou-se conteúdos propagados em redes sociais e veículos jornalísticos que faltem com a verdade em discursos com temas inerentes à ciência geográfica. A partir disso, refletiu-se sobre a importância da recepção e transmissão da maneira correta por meio da argumentação científica e por fim foi criada uma metodologia capaz de desenvolver aos alunos a capacidade de identificar informações falsas e proporcionar mecanismos para que os mesmos atuem cotidianamente para evitar o compartilhamento de Fake News, através de sequência didáticas que venham desmistificar informações falsas e seus conceitos a alunos de ensino médio. Indo até ao Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, na Turma de Eja 304, foram realizadas três sequências didáticas nas quais os alunos puderam perceber a importância do tema e a identificar conteúdos falaciosos, além disso houveram espaços para a resolução de perguntas, a fim de referendar o impacto social da proposta apresentada.