Show simple item record

dc.creatorCrizel, Jackson Vasconcelos
dc.date.accessioned2025-04-26T13:29:51Z
dc.date.available2025-04-25
dc.date.available2025-04-26T13:29:51Z
dc.date.issued2024-12-03
dc.identifier.citationCRIZEL, Jackson Vasconcelos. Fake News e o Ensino de Geografia: A importância da Educação Midiática em ambientes escolares. Orientador: Bruno Nunes Batista. 2024. 68 p. Dissertação de mestrado (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15817
dc.description.abstractThis work aims to address Fake News in Geography Teaching. In recent years, with the more instantaneous dissemination of information through new platforms, the number of misleading information received by users has increased, whether through messaging groups or social media profiles dedicated to spreading untruths. The premise of so-called fake news is to cause misinformation, harm people and speeches and delimit certain narratives. These lies harm a wide range of institutions, and science is also a victim. In the case of Geography, the terrain for the propagation of fake news is vast, ranging from assumptions about the shape of the planet where we live to the reinforcement of stereotypes about certain regions that lead to hate speech and xenophobia. Promoting critical thinking and helping students identify false information is an important process for the reliable dissemination of knowledge. The aim was to promote the study of media education in the teaching of Geography. To achieve this goal, this research was based on three specific objectives. Firstly, content propagated on social networks and journalistic outlets that lacks truth in discourses on themes inherent to geographical science was identified. From this, we reflected on the importance of receiving and transmitting information correctly through scientific argumentation and, finally, a methodology was created capable of developing students' ability to identify false information and providing mechanisms for them to act daily to avoid sharing Fake News, through didactic sequences that demystify false information and its concepts for high school students. Going to Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, in the EJA Class 304, three didactic sequences were carried out in which students were able to perceive the importance of the theme and identify fallacious content, in addition there were spaces for solving questions, in order to endorse the social impact of the proposal presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleFake news e o ensino de geografia: a importância da educação midiática em ambientes escolarespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8368596997511300pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9768202590798743pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa abordar sobre as Fake News no Ensino de Geografia. Nos últimos anos, com a disseminação mais instantânea da informação por intermédio das novas plataformas, cresceram o número de informações equivocadas recebidas pelos usuários, seja através de grupos de mensagens ou perfis em redes sociais dedicados a propagar inverdades. As chamadas fake news, ou notícias falsas tem por premissa causar desinformação, prejudicar pessoas, discursos e delimitar determinadas narrativas. Estas mentiras prejudicam as mais diversas instituições, e a ciência também é vítima. No caso da Geografia, o terreno para propagação de fake news é vasto, indo desde suposições sobre o formato do planeta onde habitamos até mesmo no reforço de estereótipos sobre determinadas regiões que acarretam em discursos de ódio e xenofobia. Promover o senso crítico e ajudar os estudantes a identificarem informações falsas é um processo importante para a difusão fidedigna do conhecimento. Com isso objetivou-se fomentar o estudo de educação midiática no ensino de Geografia. Para a conquista desse objetivo, essa pesquisa se baseou em três objetivos específicos. Primeiramente, identificou-se conteúdos propagados em redes sociais e veículos jornalísticos que faltem com a verdade em discursos com temas inerentes à ciência geográfica. A partir disso, refletiu-se sobre a importância da recepção e transmissão da maneira correta por meio da argumentação científica e por fim foi criada uma metodologia capaz de desenvolver aos alunos a capacidade de identificar informações falsas e proporcionar mecanismos para que os mesmos atuem cotidianamente para evitar o compartilhamento de Fake News, através de sequência didáticas que venham desmistificar informações falsas e seus conceitos a alunos de ensino médio. Indo até ao Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, na Turma de Eja 304, foram realizadas três sequências didáticas nas quais os alunos puderam perceber a importância do tema e a identificar conteúdos falaciosos, além disso houveram espaços para a resolução de perguntas, a fim de referendar o impacto social da proposta apresentada.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Bruno Nunes
dc.subject.cnpq1ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.cnpq2GEOGRAFIA HUMANApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record