As histórias em quadrinhos tracejadas pela alfabetização geoquadrinista: suas transversalidades no ENEM
Resumo
Esta dissertação de mestrado explora as literaturas e os estudos sobre o uso das histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de Geografia, considerando a integração dessa e de outras linguagens visuais nas questões geográficas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 1998 a 2023. Além disso, busca aproximar os quadrinhos do Raciocínio Geográfico, comparando seus princípios com as características das HQs. O estudo culmina na origem do termo "alfabetização geoquadrinista", destacando sua importância para a prática docente e o aprendizado dos estudantes, no contexto da Geografia Escolar, e sua conexão com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos da pesquisa incluem contextualizar o ENEM, identificar os recursos visuais utilizados nas provas e explorar a aplicação das HQs como ferramenta de aprendizagem na Geografia. A investigação se concentrará na classificação das questões geográficas, nas linguagens visuais usadas, nas competências da BNCC referenciadas, na habilidade específica da BNCC, na categoria do conteúdo geográfico segundo a BNCC do ensino médio, e nos princípios do Raciocínio Geográfico que as questões mobilizam. Por fim, essas informações serão reunidas e apresentadas em gráficos, a fim de oferecer um panorama das linguagens visuais no ENEM e demonstrar especificamente como as histórias em quadrinhos se manifestam no exame.