dc.creator | Duarte, Rafael Martins | |
dc.date.accessioned | 2025-04-26T13:32:07Z | |
dc.date.available | 2025-04-25 | |
dc.date.available | 2025-04-26T13:32:07Z | |
dc.date.issued | 2024-08-01 | |
dc.identifier.citation | DUARTE, Rafael Martins. As histórias em quadrinhos tracejadas pela Alfabetização Geoquadrinista: suas transversalidades no ENEM. 395f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15820 | |
dc.description.abstract | This Master's thesis explores the literature and studies on the use of comic books in geography education, considering the integration of this and other visual languages in the geographical questions of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) from 1998 to 2023. Additionally, it aims to connect comic books with Geographical Reasoning by comparing their principles with the characteristics of comics. The study culminates in the origin of the term "Geoquadrinism literacy" highlighting its importance for teaching practice and student learning within the context of School Geography, and its connection with the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The research objectives include contextualizing the ENEM, identifying visual resources used in the exams, and exploring the application of comic books as a learning tool in Geography. The investigation will focus on classifying geographical questions, the visual languages used, the competencies referenced by the BNCC, the specific skills of the BNCC, the category of geographical content according to the BNCC for high school, and the principles of Geographical Reasoning mobilized by the questions. Finally, this information will be compiled and presented in graphs to provide an overview of visual languages in the ENEM and specifically demonstrate how comic books are represented in the exam. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Linguagem visual | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização geoquadrinista | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio geográfico | pt_BR |
dc.subject | Comic books | pt_BR |
dc.subject | Visual language | pt_BR |
dc.subject | Geoquadrinism literacy | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio geográfico | pt_BR |
dc.title | As histórias em quadrinhos tracejadas pela alfabetização geoquadrinista: suas transversalidades no ENEM | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2022400017649302 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974384756028670 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado explora as literaturas e os estudos sobre o uso das histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de Geografia, considerando a integração dessa e de outras linguagens visuais nas questões geográficas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 1998 a 2023. Além disso, busca aproximar os quadrinhos do Raciocínio Geográfico, comparando seus princípios com as características das HQs. O estudo culmina na origem do termo "alfabetização geoquadrinista", destacando sua importância para a prática docente e o aprendizado dos estudantes, no contexto da Geografia Escolar, e sua conexão com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos da pesquisa incluem contextualizar o ENEM, identificar os recursos visuais utilizados nas provas e explorar a aplicação das HQs como ferramenta de aprendizagem na Geografia. A investigação se concentrará na classificação das questões geográficas, nas linguagens visuais usadas, nas competências da BNCC referenciadas, na habilidade específica da BNCC, na categoria do conteúdo geográfico segundo a BNCC do ensino médio, e nos princípios do Raciocínio Geográfico que as questões mobilizam. Por fim, essas informações serão reunidas e apresentadas em gráficos, a fim de oferecer um panorama das linguagens visuais no ENEM e demonstrar especificamente como as histórias em quadrinhos se manifestam no exame. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Liz Cristiane | |
dc.subject.cnpq1 | GEOGRAFIA | pt_BR |