Mostrar registro simples

dc.creatorDuarte, Rafael Martins
dc.date.accessioned2025-04-26T13:32:07Z
dc.date.available2025-04-25
dc.date.available2025-04-26T13:32:07Z
dc.date.issued2024-08-01
dc.identifier.citationDUARTE, Rafael Martins. As histórias em quadrinhos tracejadas pela Alfabetização Geoquadrinista: suas transversalidades no ENEM. 395f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15820
dc.description.abstractThis Master's thesis explores the literature and studies on the use of comic books in geography education, considering the integration of this and other visual languages in the geographical questions of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) from 1998 to 2023. Additionally, it aims to connect comic books with Geographical Reasoning by comparing their principles with the characteristics of comics. The study culminates in the origin of the term "Geoquadrinism literacy" highlighting its importance for teaching practice and student learning within the context of School Geography, and its connection with the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The research objectives include contextualizing the ENEM, identifying visual resources used in the exams, and exploring the application of comic books as a learning tool in Geography. The investigation will focus on classifying geographical questions, the visual languages used, the competencies referenced by the BNCC, the specific skills of the BNCC, the category of geographical content according to the BNCC for high school, and the principles of Geographical Reasoning mobilized by the questions. Finally, this information will be compiled and presented in graphs to provide an overview of visual languages in the ENEM and specifically demonstrate how comic books are represented in the exam.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio.pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLinguagem visualpt_BR
dc.subjectAlfabetização geoquadrinistapt_BR
dc.subjectRaciocínio geográficopt_BR
dc.subjectComic bookspt_BR
dc.subjectVisual languagept_BR
dc.subjectGeoquadrinism literacypt_BR
dc.subjectRaciocínio geográficopt_BR
dc.titleAs histórias em quadrinhos tracejadas pela alfabetização geoquadrinista: suas transversalidades no ENEMpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2022400017649302pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2974384756028670pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado explora as literaturas e os estudos sobre o uso das histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de Geografia, considerando a integração dessa e de outras linguagens visuais nas questões geográficas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 1998 a 2023. Além disso, busca aproximar os quadrinhos do Raciocínio Geográfico, comparando seus princípios com as características das HQs. O estudo culmina na origem do termo "alfabetização geoquadrinista", destacando sua importância para a prática docente e o aprendizado dos estudantes, no contexto da Geografia Escolar, e sua conexão com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos da pesquisa incluem contextualizar o ENEM, identificar os recursos visuais utilizados nas provas e explorar a aplicação das HQs como ferramenta de aprendizagem na Geografia. A investigação se concentrará na classificação das questões geográficas, nas linguagens visuais usadas, nas competências da BNCC referenciadas, na habilidade específica da BNCC, na categoria do conteúdo geográfico segundo a BNCC do ensino médio, e nos princípios do Raciocínio Geográfico que as questões mobilizam. Por fim, essas informações serão reunidas e apresentadas em gráficos, a fim de oferecer um panorama das linguagens visuais no ENEM e demonstrar especificamente como as histórias em quadrinhos se manifestam no exame.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Liz Cristiane
dc.subject.cnpq1GEOGRAFIApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples