Mostrar el registro sencillo del ítem
Um diálogo pedagógico mediado por materiais escolares de uma professora primária (1972 - 2019)
dc.creator | Monks, Joseane Cruz | |
dc.date.accessioned | 2025-04-27T00:30:03Z | |
dc.date.available | 2025-04-27T00:30:03Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | MONKS, Joseane Cruz. Um diálogo pedagógico mediado por materiais escolares de uma professora primária (1972 - 2019). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 29., 2024. Bagé. Caderno de resumos [...]. Bagé: Unipampa, 2024. p. 108-111. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15824 | |
dc.description.abstract | O trabalho tem como objetivo apresentar um recorte da tese de doutoramento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculada ao Centro de Memória e Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – Hisales, caracterizando o diálogo pedagógico como um dos procedimentos metodológicos realizados na produção e compreensão dos dados da investigação. A pesquisa analisa um fundo documental, que configura o patrimônio histórico-educativo elaborado pela professora Iria Anni Dickel de Freitas, professora primária que atuou em escolas rurais (multisseriadas e regulares), do município de Rio Grande, no interior do Rio Grande do Sul, no período entre os anos de 1972 e 2019. A doação dos materiais ao Hisales foi realizada em 2020 pela professora, após aposentadoria. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | ASPHE | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Hisales | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio educativo | pt_BR |
dc.subject | Diálogo pedagógico | pt_BR |
dc.title | Um diálogo pedagógico mediado por materiais escolares de uma professora primária (1972 - 2019) | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |