Mostrar registro simples

dc.creatorWittke, Cleide Inês
dc.creatorAlves, Sandra Maria Leal
dc.date.accessioned2025-05-12T17:01:59Z
dc.date.available2025-05-12T17:01:59Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationWITTIKe, Cleide Inês; ALVES, Sandra Maria Leal. Novo olhar sobre o ensino da escrita na escola: de um ato mecânico a um processo de interação verbal. In: Maria Célia da Silva Gonçalves; Bruna Guzman de Jesus. (Org.). Educação Contemporânea - Volume: Metodologias, Tecnologias. Belo Horizonte: Poisson, 2020, v. 2, p. 71-79. Disponível em: https://poisson.com.br/livros/Educa_Contemporanea/volume2/Educacao_Contemporanea_vol2.pdf. Acesso em: 9 maio. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15908
dc.description.abstractO processo de escrita é complexo e demanda várias etapas até que o texto esteja apto a cumprir seu papel social de comunicar (KOCH, ELIAS, 2010, 2016; RUIZ, 2013). Por pensar nesse processo como uma ação social e no seu ensino como um ato de interação verbal (DOLZ, GAGNON, DECÂNDIO, 2010; SCHNEUWLY e DOLZ, 2010), defendemos que tais etapas podem e devem ser trabalhadas na escola. A partir de uma visão histórica do ensino da escrita, este artigo objetiva refletir sobre os efeitos linguísticos e discursivos que a abordagem sociointeracionista (BRONCKART, 2012) produz no ensino da escrita. Nessa perspectiva, a produção escrita passa de ato mecânico a um processo social de construção de sentidos (MARCUSCHI, 2008).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPoisson editorapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.titleNovo olhar sobre o ensino da escrita na escola: de um ato mecânico a um processo de interação verbalpt_BR
dc.typebookPartpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples