dc.creator | Wittke, Cleide Inês | |
dc.creator | Alves, Sandra Maria Leal | |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T17:01:59Z | |
dc.date.available | 2025-05-12T17:01:59Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | WITTIKe, Cleide Inês; ALVES, Sandra Maria Leal. Novo olhar sobre o ensino da escrita na escola: de um ato mecânico a um processo de interação verbal. In: Maria Célia da Silva Gonçalves; Bruna Guzman de Jesus. (Org.). Educação Contemporânea - Volume: Metodologias, Tecnologias. Belo Horizonte: Poisson, 2020, v. 2, p. 71-79. Disponível em: https://poisson.com.br/livros/Educa_Contemporanea/volume2/Educacao_Contemporanea_vol2.pdf. Acesso em: 9 maio. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15908 | |
dc.description.abstract | O processo de escrita é complexo e demanda várias etapas até que o texto
esteja apto a cumprir seu papel social de comunicar (KOCH, ELIAS, 2010, 2016; RUIZ,
2013). Por pensar nesse processo como uma ação social e no seu ensino como um ato de
interação verbal (DOLZ, GAGNON, DECÂNDIO, 2010; SCHNEUWLY e DOLZ, 2010),
defendemos que tais etapas podem e devem ser trabalhadas na escola. A partir de uma
visão histórica do ensino da escrita, este artigo objetiva refletir sobre os efeitos
linguísticos e discursivos que a abordagem sociointeracionista (BRONCKART, 2012)
produz no ensino da escrita. Nessa perspectiva, a produção escrita passa de ato
mecânico a um processo social de construção de sentidos (MARCUSCHI, 2008). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Poisson editora | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Produção escrita | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | pt_BR |
dc.title | Novo olhar sobre o ensino da escrita na escola: de um ato mecânico a um processo de interação verbal | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |