Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorAlbrecht, Elias Kruger
dc.creatorWeiduschadt, Patrícia
dc.date.accessioned2025-05-23T22:36:21Z
dc.date.available2025-05-23T22:36:21Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationALBRECHT, Elias Kruger; WEIDUSCHADT, Patrícia. A revista O Jovem Luterano: perspectivas literárias e de escrita (1929- 1971). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 29., 2024. Bagé. Caderno de resumos [...]. Bagé: Unipampa, 2024. p.290-294.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15960
dc.description.abstractA comunicação busca analisar algumas perspectivas literárias e de escrita mobilizadas pela revista O Jovem Luterano, como uma tentativa da instituição religiosa de homogeneizar a formação cultural, educativa e moral da juventude luterana. O periódico juvenil foi produzido, pelo Sínodo de Missouri, atual Igreja Evangélica Luterana do Brasil, para educar e orientar a vida social e religiosa dos seus jovens, segundo as diretrizes da igreja cristã luterana (Warth, 1979). O estudo aborda o período de circulação da revista, 1929 a 1971, época em que desempenhou um papel importante na comunicação e conexão de diferentes realidades juvenis luteranas. Conforme destacado em minha pesquisa de doutorado, atualmente em fase de conclusão, a revista foi um espaço de aprendizagem, orientação e integração social criado pela referida instituição religiosa, com o intuito de fortalecer a identidade luterana dos seus jovens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectSínodo de Missouript_BR
dc.subjectImpressos juvenispt_BR
dc.titleA revista O Jovem Luterano: perspectivas literárias e de escrita (1929- 1971)pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • PPGE: Trabalhos em eventos [46]
    Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Pós-Graduação em Educação.

Mostrar el registro sencillo del ítem