dc.creator | Schneid, Bruna da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T11:28:57Z | |
dc.date.available | 2025-05-26T11:28:57Z | |
dc.date.issued | 2024-11-29 | |
dc.identifier.citation | SCHNEID, Bruna da Cruz. O processo de construção da Política de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Márcio Barcelos. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Centro de Ciências Socio-organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15971 | |
dc.description.abstract | Ensuring the rights for people with disabilities is of the utmost importance to building
a just society, that guarantees human rights and democracy. However, this matter
continues to lack prioritization by both governments and public organizations. For a
subject to be considered on the agenda and become public policy, a complex
process of competing for the attention of decision-makers is required. Once this
stage has been achieved, the matter becomes recognized as a problem that needs
action. Considering this, the present study analyzed how the Policy of Accessibility
and Inclusion was constructed of the Federal University of Rio Grande (FURG). The
method applied to approach this problem was the use of semi-structured interviews
with members of the Accessibility and Inclusion Commission and those of the
university community that are within this context. Additionally, this study also
reviewed documents issued by FURG, as well as relevant legislation. Based on the
findings, there appeared to be na ongoing issue regarding the lack of inclusion and
accessibility policies at FURG, seen among the rising number of students with
disabilities, especially within the past Five years. This scenario led to a significant
increase in demands for specialized services and in crises stemming from the lack of
accessibility. The university pointed to the development of the Accessibility and
Inclusion Policy as the solution to resolve this situation. Another aspect highlighted
by the interviewees was that the university's senior administrators were supportive of
the agenda, which decisively influenced the political stream. Therefore, this study
shows the confluence of the three streams (problem, solution, and political), as
established by the Multiple Streams Model (Kingdon, 1984; 2014), along with the
occurrence of a window of opportunity that resulted in a favorable scenario for the
construction of an institutional policy at FURG. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Modelo dos Múltiplos fluxos | pt_BR |
dc.subject | Person with a disability | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Accessibility | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.subject | Multiple Streams Framework | pt_BR |
dc.title | O processo de construção da Política de Acessibilidade e Inclusão na Universidade Federal do Rio Grande | pt_BR |
dc.title.alternative | The processo of constructing the Policy of Accessibility and Inclusion of the Federal University of Rio Grande | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4213076649891217 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1251002352765766 | pt_BR |
dc.description.resumo | A garantia dos direitos das pessoas com deficiência (PcD) é fundamental para
construir uma sociedade justa, pautada pelos direitos humanos e pela democracia.
No entanto, este tema ainda carece de priorização tanto por governos quanto por
organizações públicas. Assim, para que uma pauta seja considerada na agenda e se
torne uma política pública, existe um processo complexo de disputa de atenção dos
tomadores de decisão. Superada esta etapa, uma questão passa a ser reconhecida
como um problema sobre o qual algo deve ser feito. Diante disso, o presente estudo
analisou como se deu a construção da Política de Acessibilidade e Inclusão na
Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para isso, foram realizadas
entrevistas semiestruturadas com os membros da Comissão de Acessibilidade e
Inclusão e com integrantes da comunidade universitária envolvidos com a temática.
Realizou-se também uma pesquisa documental a fim de fazer um levantamento dos
documentos emitidos pela FURG e das legislações em vigor. Com base nas
informações obtidas, identificou-se que a construção do problema da inclusão e da
acessibilidade na FURG foi influenciada pelo aumento no número de estudantes
PcD, especialmente nos últimos cinco anos. Isso resultou no aumento significativo
das demandas por atendimentos e das crises geradas pela falta de acessibilidade,
ambas as razões levaram o tema a ser compreendido como um problema. Neste
contexto, a solução escolhida foi a elaboração da Política de Acessibilidade e
Inclusão. Outro ponto apresentado pelos entrevistados foi o fato da administração
superior da universidade ser favorável à agenda, o que influenciou de forma decisiva
no fluxo político. Dessa forma, este estudo demonstrou a confluência dos três fluxos
(problema, soluções e político) estabelecidos pelo Modelo dos Múltiplos Fluxos
(Kingdon, 1984;2014), e a ocorrência da janela de oportunidade que resultou em um
cenário favorável para a construção de uma política institucional na FURG. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barcelos, Márcio | |
dc.subject.cnpq1 | ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |