Mostrar registro simples

dc.creatorSchneid, Bruna da Cruz
dc.date.accessioned2025-05-26T11:28:57Z
dc.date.available2025-05-26T11:28:57Z
dc.date.issued2024-11-29
dc.identifier.citationSCHNEID, Bruna da Cruz. O processo de construção da Política de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Márcio Barcelos. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Centro de Ciências Socio-organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15971
dc.description.abstractEnsuring the rights for people with disabilities is of the utmost importance to building a just society, that guarantees human rights and democracy. However, this matter continues to lack prioritization by both governments and public organizations. For a subject to be considered on the agenda and become public policy, a complex process of competing for the attention of decision-makers is required. Once this stage has been achieved, the matter becomes recognized as a problem that needs action. Considering this, the present study analyzed how the Policy of Accessibility and Inclusion was constructed of the Federal University of Rio Grande (FURG). The method applied to approach this problem was the use of semi-structured interviews with members of the Accessibility and Inclusion Commission and those of the university community that are within this context. Additionally, this study also reviewed documents issued by FURG, as well as relevant legislation. Based on the findings, there appeared to be na ongoing issue regarding the lack of inclusion and accessibility policies at FURG, seen among the rising number of students with disabilities, especially within the past Five years. This scenario led to a significant increase in demands for specialized services and in crises stemming from the lack of accessibility. The university pointed to the development of the Accessibility and Inclusion Policy as the solution to resolve this situation. Another aspect highlighted by the interviewees was that the university's senior administrators were supportive of the agenda, which decisively influenced the political stream. Therefore, this study shows the confluence of the three streams (problem, solution, and political), as established by the Multiple Streams Model (Kingdon, 1984; 2014), along with the occurrence of a window of opportunity that resulted in a favorable scenario for the construction of an institutional policy at FURG.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectModelo dos Múltiplos fluxospt_BR
dc.subjectPerson with a disabilitypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectMultiple Streams Frameworkpt_BR
dc.titleO processo de construção da Política de Acessibilidade e Inclusão na Universidade Federal do Rio Grandept_BR
dc.title.alternativeThe processo of constructing the Policy of Accessibility and Inclusion of the Federal University of Rio Grandept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4213076649891217pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1251002352765766pt_BR
dc.description.resumoA garantia dos direitos das pessoas com deficiência (PcD) é fundamental para construir uma sociedade justa, pautada pelos direitos humanos e pela democracia. No entanto, este tema ainda carece de priorização tanto por governos quanto por organizações públicas. Assim, para que uma pauta seja considerada na agenda e se torne uma política pública, existe um processo complexo de disputa de atenção dos tomadores de decisão. Superada esta etapa, uma questão passa a ser reconhecida como um problema sobre o qual algo deve ser feito. Diante disso, o presente estudo analisou como se deu a construção da Política de Acessibilidade e Inclusão na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os membros da Comissão de Acessibilidade e Inclusão e com integrantes da comunidade universitária envolvidos com a temática. Realizou-se também uma pesquisa documental a fim de fazer um levantamento dos documentos emitidos pela FURG e das legislações em vigor. Com base nas informações obtidas, identificou-se que a construção do problema da inclusão e da acessibilidade na FURG foi influenciada pelo aumento no número de estudantes PcD, especialmente nos últimos cinco anos. Isso resultou no aumento significativo das demandas por atendimentos e das crises geradas pela falta de acessibilidade, ambas as razões levaram o tema a ser compreendido como um problema. Neste contexto, a solução escolhida foi a elaboração da Política de Acessibilidade e Inclusão. Outro ponto apresentado pelos entrevistados foi o fato da administração superior da universidade ser favorável à agenda, o que influenciou de forma decisiva no fluxo político. Dessa forma, este estudo demonstrou a confluência dos três fluxos (problema, soluções e político) estabelecidos pelo Modelo dos Múltiplos Fluxos (Kingdon, 1984;2014), e a ocorrência da janela de oportunidade que resultou em um cenário favorável para a construção de uma política institucional na FURG.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Barcelos, Márcio
dc.subject.cnpq1ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.cnpq2ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples