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dc.creatorSimões, Carolina de Lima
dc.date.accessioned2025-05-28T12:30:26Z
dc.date.available2025-05-28T12:30:26Z
dc.date.issued2025-03-31
dc.identifier.citationSimões, Carolina de Lima. Cabotagem no Brasil: Análise Estrutural e Avaliação dos Impactos Econômicos e Ambientais da Lei BR do Mar. Orientador: Gabrielito Rauter Menezes. 2025. 144 f. Tese (Doutorado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15990
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze coastal shipping (cabotage) in Brazil through two complementary approaches: the structure of the maritime logistics network and the economic and environmental impacts of public policy established by Law No. 14.301/2022 (BR do Mar). In the first part, complex network theory is applied to evaluate the connectivity among Brazilian ports, using topological indicators based on short-distance maritime flows. The results reveal a dense but highly concentrated network, dominated by key logistical hubs, highlighting the need for improved port decentralization. In the second part, a Computable General Equilibrium (CGE) model is employed—specifically the multiregional and multisectoral Brazilian Economic Analysis (BREA) model—to simulate productivity increase scenarios in cabotage (5%, 15%, and 30%). The estimated impacts include changes in GDP, welfare, household consumption, sectoral output, CO₂ emissions, and regional transport supply. The findings indicate moderate economic gains, regional inequality reduction, and significant emission decreases in areas heavily reliant on road freight. Sensitivity analysis confirms the robustness of the results. This dissertation contributes by integrating network analysis with economic modeling, offering empirical evidence to support the development of more effective and sustainable transport policies in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCabotagempt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectBR do Marpt_BR
dc.subjectRedes complexaspt_BR
dc.subjectEquilíbrio Geral Computávelpt_BR
dc.subjectCabotagept_BR
dc.subjectTransportpt_BR
dc.subjectComplex Networkspt_BR
dc.subjectComputable General Equilibriumpt_BR
dc.titleCabotagem no Brasil: análise estrutural e avaliação dos impactos econômicos e ambientais da Lei BR do Marpt_BR
dc.title.alternativeCabotage in Brazil: Structural Analysis and Assessment of the Economic and Environmental Impacts of the BR do Mar Lawpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0003-4655-5442pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7116189913585084pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0001-7649-5132pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7693830866855994pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Rodrigo da Rocha
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9634921185663542pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Lima, Cícero Zanetti de
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1600299048540789pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo analisar a navegação de cabotagem no Brasil sob duas abordagens complementares: a estrutura da rede logística e os impactos econômicos e ambientais da política pública instituída pela Lei nº 14.301/2022 (BR do Mar). Na primeira etapa, emprega-se a teoria das redes complexas para avaliar a conectividade entre os portos brasileiros, com base em indicadores topológicos aplicados aos fluxos marítimos de curta distância. Os resultados indicam a existência de uma rede densa, porém concentrada, com predominância de alguns hubs logísticos, o que sugere a necessidade de ampliação da capilaridade portuária. Na segunda etapa, utiliza-se a metodologia de Equilíbrio Geral Computável (EGC), por meio do modelo multirregional e multissetorial Brazilian Economic Analysis (BREA), para simular cenários de aumento da produtividade da cabotagem (5%, 15% e 30%). Os efeitos estimados abrangem o PIB, o bem-estar da população, o consumo, a produção setorial, as emissões de CO₂ e a oferta de transporte inter e intrarregional. Os resultados demonstram ganhos econômicos moderados, redução de desigualdades regionais e diminuição das emissões em regiões dependentes do modal rodoviário. A análise de sensibilidade confirma a robustez dos resultados. A tese contribui ao integrar metodologias de redes e de simulação econômica, oferecendo evidências empíricas para o aprimoramento das políticas públicas de transporte e logística no Brasil.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Organizações e Mercadospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Gabrielito Rauter
dc.subject.cnpq1ECONOMIApt_BR


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