Show simple item record

dc.creatorSilva, Dileta Peres da
dc.date.accessioned2025-06-11T16:05:29Z
dc.date.available2025-06-11
dc.date.available2025-06-11T16:05:29Z
dc.date.issued2021-12-22
dc.identifier.citationSILVA, Dileta Peres da. Práticas docentes em uma escola bilíngue para surdos em contexto da pandemia Covid-19. Orientadora: Madalena Klein. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16076
dc.description.abstractThis dissertation was developed in the Graduate Program in Education at the Federal University of Pelotas, in the line of research “Decolonial epistemologies, transgressive education and practices of transformation. The research that supports this dissertation took place with the teachers, with the objective of analyzing the readjustments in pedagogical practices in the context of social isolation in the Covid19 pandemic. As specific objectives, we have: - understand how the context of social isolation in the Covid-19 pandemic impacted the organization of teaching work in the bilingual school; to analyze the process of teachers' discussion about the curricular organization of the bilingual school. I approach cultural studies and deaf studies and bring as a methodological basis the study with everyday life, to understand what happened in the teachers' meetings when they were provoked to think about the construction of the school's curricular base and the reorganization of its pedagogical practices in a different way. remote, facing the imposition of social isolation. For the investigation, I used a questionnaire answered by the school's teachers as a source for the analysis. The notes of face-to-face meetings at school in the period before the pandemic and conversations and questions in the Whatsapp group, since the beginning of social distancing, also served as support for the contextualization of the moment lived. The analyzes allowed us to understand that, the impacts of the context of social isolation on teaching work, teachers showed concern about the organization of classes, the methodologies used and especially with the linguistic level of the students and the losses in this process of social distancing. Classes organized interdisciplinary helped teachers to overcome their difficulties, encouraging them to share their experiences. I hope that these experiences can influence other possibilities of thinking about the education of the deaf, especially with regard to interdisciplinarity, the use of technology and Libras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEscola bilínguept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEstudo com o cotiianopt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectBilingual schoolpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectStudy with daily lifept_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.titlePráticas docentes em uma escola bilíngue para surdos em contexto da pandemia Covid-19pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9853797244632919pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1207173035684519pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa “Epistemologias descoloniais, educação transgressora e práticas de transformação. A pesquisa que dá sustentação a esta dissertação aconteceu junto aos professores de uma escola bilíngue de surdos, com o objetivo de analisar as readequações nas práticas pedagógicas, em contexto de isolamento social na pandemia Covid-19. Como objetivos específicos, temos: - entender como o contexto do isolamento social na pandemia Covid-19 impactou na organização do trabalho docente na escola bilíngue; - analisar o processo de discussão dos professores sobre a organização curricular da escola bilíngue. Faço uma aproximação aos estudos culturais e aos estudos surdos e trago como base metodológica o estudo com o cotidiano, para entender o que aconteceu nos encontros dos professores quando provocados a pensar a construção da base curricular da escola e a reorganização de suas práticas pedagógicas de forma remota, frente à imposição do isolamento social. Para a investigação, utilizei como fonte para as análises de um questionário respondido pelos professores da escola. Serviram ainda de apoio para a contextualização do momento vivido as anotações das reuniões presenciais na escola no período anterior à pandemia e conversas e questionamentos no grupo do Whatsapp, desde o início do distanciamento social. As análises permitiram os impactos do contexto do isolamento social no trabalho docente, os professores mostraram preocupação em relação a organização das aulas, as metodologias utilizadas e principalmente com o nível linguístico dos alunos e as perdas nesse processo de distanciamento social. As aulas organizadas interdisciplinarmente ajudaram os professores a superar suas dificuldades, incentivando-os a compartilhar suas experiências. Almejo que essas experiências possam influenciar outras possibilidades de pensar a educação de surdos, principalmente no que tange a interdisciplinaridade, o uso da tecnologia e a Libras.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Klein, Madalena
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record