Mostrar el registro sencillo del ítem
Entre ser químico e alquimista das palavras: narrativas de ensino e aprendizagem da língua inglesa
dc.creator | Soares, Francisco Muenzer | |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T16:21:16Z | |
dc.date.available | 2025-06-13 | |
dc.date.available | 2025-06-13T16:21:16Z | |
dc.date.issued | 2024-08-30 | |
dc.identifier.citation | SOARES, Francisco Muenzer. Entre ser químico e alquimista das palavras: narrativas de ensino e aprendizagem da língua inglesa. 2024. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16146 | |
dc.description.abstract | Through teaching and learning narratives, this work aims to discuss a linguistic education that prioritizes the social function of language in its political and pedagogical dimensions, as outlined by the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC). Inspired by the method of ethnographic surrealism and in dialogue with the works of Walter Benjamin, Frantz Fanon, and Paulo Freire, we tell stories and engage with topics related to the BNCC, anti-racist education, and English as a lingua franca. We recognize that the advances presented in the document should not be overestimated and that the potential to amplify these advancements depends on collective and strategic efforts. Keywords: narrative experience; English as a lingua franca; BNCC; anti-racist education | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Experiência narrativa | pt_BR |
dc.subject | Inglês como língua franca | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Narrative experience | pt_BR |
dc.subject | English as a lingua franca | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Anti-racist education | pt_BR |
dc.title | Entre ser químico e alquimista das palavras: narrativas de ensino e aprendizagem da língua inglesa | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5371432704476537 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir de narrativas de ensino e aprendizagem este trabalho visa a discutir uma educação linguística que prioriza a função social do idioma em suas dimensões políticas e pedagógicas, como determina a Base Nacional Comum Curricular. Com o método do surrealismo etnográfico, dialogando com Walter Benjamin, Frantz Fanon e Paulo Freire, contamos histórias e abordamos trabalhos relacionados à BNCC, educação antirracista e inglês como língua franca. Entendemos que os avanços do documento não podem ser supervalorizados e que a possibilidade de potencialização desses avanços se dá coletiva e estrategicamente. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [790]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.