Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSoares, Francisco Muenzer
dc.date.accessioned2025-06-13T16:21:16Z
dc.date.available2025-06-13
dc.date.available2025-06-13T16:21:16Z
dc.date.issued2024-08-30
dc.identifier.citationSOARES, Francisco Muenzer. Entre ser químico e alquimista das palavras: narrativas de ensino e aprendizagem da língua inglesa. 2024. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16146
dc.description.abstractThrough teaching and learning narratives, this work aims to discuss a linguistic education that prioritizes the social function of language in its political and pedagogical dimensions, as outlined by the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC). Inspired by the method of ethnographic surrealism and in dialogue with the works of Walter Benjamin, Frantz Fanon, and Paulo Freire, we tell stories and engage with topics related to the BNCC, anti-racist education, and English as a lingua franca. We recognize that the advances presented in the document should not be overestimated and that the potential to amplify these advancements depends on collective and strategic efforts. Keywords: narrative experience; English as a lingua franca; BNCC; anti-racist educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectExperiência narrativapt_BR
dc.subjectInglês como língua francapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectNarrative experiencept_BR
dc.subjectEnglish as a lingua francapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.titleEntre ser químico e alquimista das palavras: narrativas de ensino e aprendizagem da língua inglesapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5371432704476537pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826pt_BR
dc.description.resumoA partir de narrativas de ensino e aprendizagem este trabalho visa a discutir uma educação linguística que prioriza a função social do idioma em suas dimensões políticas e pedagógicas, como determina a Base Nacional Comum Curricular. Com o método do surrealismo etnográfico, dialogando com Walter Benjamin, Frantz Fanon e Paulo Freire, contamos histórias e abordamos trabalhos relacionados à BNCC, educação antirracista e inglês como língua franca. Entendemos que os avanços do documento não podem ser supervalorizados e que a possibilidade de potencialização desses avanços se dá coletiva e estrategicamente.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem