Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorAllegretti , Giovanna
dc.date.accessioned2025-06-13T16:21:45Z
dc.date.available2025-06-13
dc.date.available2025-06-13T16:21:45Z
dc.date.issued2021-06-20
dc.identifier.citationALLEGRETTI, Giovanna. A exclusão educacional no ensino superior e a desigualdade social brasileira: o ingresso e a permanência de estudantes do curso de Ciências Sociais da UFPel. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16147
dc.description.abstractThere are several interpretations about the exclusion phenomena, however, it is the absence of studies on the theme of evasion and retention in higher education that places the theme in relevance, especially in the social and political perspective that revolves around public superior education. This dissertation investigates the phenomenon of exclusion present in the Social Sciences graduation course at the Universidade Federal de Pelotas, from the perspective of undergraduate students. For this, I seek to question the effectiveness of the policies of entry and permanence in higher education, allowing to look, in a global way, at the exclusion phenomenon present in the university, highlighting the whole process of pedagogical construction present in the curricular reformulations, such as the one I experienced throughout my graduation. Throughout this dissertation, I seek, initially, to explain the exclusion phenomena, bringing important theoretical notes for the investigation, as well as bringing the history of the main reformulations of the course in legal terms, to further deepen the discussions regarding the impact of social inequality in the course of higher education students. This study seeks to look at the phenomenon of exclusion as a reflection of the reproduction of the relationship of social classes, since it is not possible to separate, despite the pretensions of insufficient concepts such as retention and failure, the educational exclusion apart from the logic of capitalist exclusion. Therefore, we seek to use the present researche on the curriculum and the trajectory of students as a tool to create awareness of the phenomenon of educational exclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.subjectCurso de ciências sociaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectExclusionpt_BR
dc.subjectSocial sciences graduation coursept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.titleA exclusão educacional no ensino superior e a desigualdade social brasileira: o ingresso e a permanência de estudantes do curso de ciências sociais da UFPelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4766745779861113pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569pt_BR
dc.description.resumoSão diversas as interpretações acerca do fenômeno de exclusão, entretanto, é a ausência de estudos sobre esse tema no ensino superior que coloca a temática em relevância, especialmente na perspectiva social e política que compreende o ensino superior público. A presente dissertação investiga o fenômeno de exclusão presente no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas, a partir da perspectiva dos estudantes de graduação. Para isto, busco colocar em questão a efetividade das políticas de ingresso e permanência no ensino superior, permitindo olhar para o fenômeno de exclusão presente na universidade de maneira global, colocando em evidência todo o processo de construção pedagógica presente nas reformulações curriculares, como a que vivenciei ao longo da minha graduação. Ao longo dessa dissertação, busco, inicialmente, embasar o fenômeno de exclusão, trazendo apontamentos teóricos importantes para a investigação, bem como trazendo o histórico das principais reformulações do curso em termos legais, para em sequência, aprofundar as discussões referentes ao impacto da desigualdade social no percurso do estudante do ensino superior. O presente estudo busca olhar para o fenômeno de exclusão a partir de uma reflexão sobre reprodução da relação de classes sociais, visto que não é possível separar, em que pese as pretensões de conceitos insuficientes como o da retenção e do fracasso, a exclusão educacional da lógica da exclusão capitalista. Busca-se, portanto, utilizar dos presentes levantamentos sobre o currículo e a trajetória dos estudantes como uma ferramenta que permita criar consciência em relação ao fenômeno de exclusão educacional presente no ensino superior público brasileiropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Del Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem