Mostrar registro simples

dc.creatorZolin, Lúcia Inês Ugoski Volcan
dc.date.accessioned2025-06-13T21:11:19Z
dc.date.available2025-06-13
dc.date.available2025-06-13T21:11:19Z
dc.date.issued2021-09-09
dc.identifier.citationZolin, Lúcia Inês Ugoski Volcan. A Razão Cordial: uma alternativa frente ao fenômeno dos cursos livres online em educação. Pelotas/RS, 2021.135f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16157
dc.description.abstractThis dissertation is dedicated to presenting the Cordial Reason theory - the "ethica cordis" - created by the Spanish philosopher Adela Cortina, as an alternative for understanding a phenomenon that is currently on ascencion: the offer of free online courses in education. The "ethica cordis" is concerned with establishing some criteria to live in a better world, more human, in which people not only coexist, but live together peacefully (CORTINA, 2007a). In face of it, we sought to investigate how the referred theory can contribute to bring to light strategies that represent a threat to the communicative potential of the internet. It started from the assumption that certain behaviors, which have been naturalized in cyberspace, are reducing shared knowledge to merchandise. For the development of the theme, bibliographic and documentary researches were used as technical procedures for data collection. Through the bibliographical research, an immersion in the concepts of the Theory of cordial reason was made and the proposal of Cortina for the establishment of an education for cordial citizenship was investigated in order to know what are the ethical principles that, in its conception, they should adopt in institutions. Through documentary research procedures, data was collected on the offer of free online courses. For the purpose of analysis, the largest digital business platform in Latin America, Hotmart, was selected. Thus, the strategies adopted by the company to capture content producers and sell their courses were investigated. After these two steps (bibliographic and documental research), the researched material was analysed. At the end of this phase, it was possible to confirm the existence of a series of positions driven by the maximization of profits, which have turned the internet into a favorable place for relationships dominated by a commercial logic. A fact that affects directly the area of education and contradicts the basic principles that guide the "ethica cordis". Based on this study, Adela Cortina's thought can be brought to rethink such postures, contributing to make virtual relationships based on knowledge sharing more human.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCursos livrespt_BR
dc.subjectRazão cordialpt_BR
dc.subjectAdela Cortinapt_BR
dc.subjectOnlinept_BR
dc.subjectCordial reasonpt_BR
dc.subjectFree coursespt_BR
dc.titleA razão cordial: uma alternativa frente ao fenômeno dos cursos livres online em educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1076369187180562pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8367592283546125pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação dedica-se a apresentar a teoria da Razão Cordial – a ethica cordis - criada pela filósofa espanhola Adela Cortina, como uma alternativa para a compreensão de um fenômeno em ascensão na atualidade: a oferta de cursos livres online em educação. A ethica cordis se ocupa em estabelecer critérios para que o mundo seja um lugar melhor de se viver, mais humano, no qual as pessoas não apenas coexistam, mas convivam pacificamente (CORTINA, 2007a). Diante deste fato, buscou-se averiguar como a referida teoria pode contribuir para trazer à luz estratégias que representam uma ameaça ao potencial comunicativo da internet. Partiu-se do pressuposto de que determinadas condutas, que vêm sendo naturalizadas no ciberespaço, estão reduzindo o conhecimento compartilhado à mercadoria. Para o desenvolvimento da temática, utilizou-se como procedimentos técnicos de coleta de dados as pesquisas bibliográfica e documental. Por meio da pesquisa bibliográfica, fez-se uma imersão nos conceitos da teoria da razão cordial e investigou-se a proposta de Cortina para o estabelecimento de uma educação para a cidadania cordial e quais são os princípios éticos que, em sua concepção, devem tomar vida nas instituições. Através de procedimentos da pesquisa documental, coletou-se dados sobre a oferta de cursos livres online. Para fim de análise, selecionou-se a maior plataforma de negócios digitais da América Latina, a Hotmart. Dessa forma, investigou-se estratégias adotadas pela empresa para captar produtores de conteúdo e vender seus cursos. Após essas duas etapas (pesquisa bibliográfica e documental), ingressou-se na análise do material pesquisado. Ao concluir-se esta fase, foi possível confirmar a existência de uma série de posturas movidas pela maximização dos lucros, que têm tornado a internet um lugar propício para relações dominadas por uma lógica mercantil. Fato que atinge frontalmente a área da educação e contraria princípios basilares que norteiam a ethica cordis. Com base neste estudo, acredita-se que o pensamento de Adela Cortina possa servir para que tais posturas sejam repensadas, contribuindo para tornar mais humanas as relações virtuais baseadas no compartilhamento de saberes.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Pizzi, Jovino
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples