Show simple item record

dc.creatorRosa, Rafael Santos da
dc.date.accessioned2025-06-13T21:12:04Z
dc.date.available2025-06-13
dc.date.available2025-06-13T21:12:04Z
dc.date.issued2024-07-30
dc.identifier.citationROSA, Rafael Santos da. Escola Professor Alfredo Dub: uma instituição filantrópica atuante na educação de surdos, Pelotas-RS (1949-1969). 2024. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16159
dc.description.abstractThe Master's Thesis aims to discuss the historical process of institutionalization of the Professor Alfredo Dub Bilingual School, the only school specialized in the teaching of the deaf in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul. Supported by the cultural perspective of the History of Institutions, with an epistemological basis based on Justino Magalhães (2004) and on the notion of school culture by Antonio Viñao Frago (2000), the research presents as a method of investigation the documentary analysis from the encounter with sources available in the private collection of the philanthropic school specialized in the education of the deaf. Thus, the general objective of this investigation focuses on the reflection on the importance of specialized education from the process of founding the institution still in its emergence within the headquarters of the humanitarian movement of the Red Cross in the city of Pelotas during the 1940s. Based on the analysis of the documentary sources, we will present as specific objectives, first, the movement of specialized education for deaf children and young people in the municipality until 1969, when Maria de Lourdes Furtado Magalhães (1918–1977), managed the special school, acting as director and teacher. It also has an analytical approach to the role played by both the Red Cross and the patronesses, the "Ladies of Society" from Pelotas, who through the creation of cultural events in favor of the "exceptional child" sponsored the school. In this exercise of institutional constitution, philanthropic practices were revealed that allowed the understanding of the context of creation and development of the institution, the changes made in the school architecture, the political mechanisms engendered in the regimental elaboration of the school, the process of professionalization and the profile of teachers and students, as well as the possible historical findings about the school culture mobilized in Alfredo Dub.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistória das instituiçõespt_BR
dc.subjectCruz Vermelhapt_BR
dc.subjectEducação de surdopt_BR
dc.subjectEscola especializadapt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectHistory of institutionspt_BR
dc.subjectRed crosspt_BR
dc.subjectEducation of the deafpt_BR
dc.subjectSpecialized schoolpt_BR
dc.titleEscola Professor Alfredo Dub: uma instituição filantrópica atuante na educação de surdos, Pelotas-RS (1949-1969)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3025944997653743pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4008578949922269pt_BR
dc.description.resumoA Dissertação de Mestrado tem por objetivo discutir o processo histórico de institucionalização da Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub, única escola especializada no ensino de surdos na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Apoiado na perspectiva cultural da História das Instituições, com base epistemológica fundamentada em Justino Magalhães (2004) e na noção de cultura escolar de Antonio Viñao Frago (2000), a pesquisa apresenta como método de investigação a análise documental a partir do encontro com fontes disponíveis no acervo particular da escola filantrópica especializada na educação de surdos. Sendo assim, o objetivo geral desta investigação se centra na reflexão sobre a importância da educação especializada a partir do processo de fundação da instituição ainda no seu surgimento dentro da sede do movimento humanitário da Cruz Vermelha na cidade de Pelotas durante a década de 1940. Tendo como base na análise as fontes documentais apresentaremos como objetivos específicos, primeiramente o movimento de educação especializada para crianças e jovens surdos do município até o ano 1969, momento em que Maria de Lourdes Furtado Magalhães (1918–1977), gerenciava a escola especial, atuando como diretora e professora. Tendo ainda, uma abordagem analítica sobre o papel desempenhado tanto pela Cruz Vermelha, como pelas patronesses, as “Damas da Sociedade” pelotense, que por meio da criação de eventos culturais em favor da “criança excepcional” patrocinavam a escola. Nesse exercício de constituição institucional foram reveladas práticas filantrópicas que permitiram a compreensão do contexto de criação e desenvolvimento da instituição, as mudanças efetuadas na arquitetura escolar, os mecanismos políticos engendrados na elaboração regimental da escola, o processo de profissionalização e o perfil dos docentes e discentes, bem como as possíveis constatações históricas acerca da cultura escolar mobilizada no Alfredo Dub.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ripe, Fernando
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record