Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBock, Gabriela Pardo
dc.date.accessioned2025-06-13T21:19:29Z
dc.date.available2025-06-13T21:19:29Z
dc.date.issued2025-02-10
dc.identifier.citationBOCK, Gabriela Pardo. O potencial de ensino de uma língua estrangeira em REELS da plataforma Instagram. 2025. 135f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16164
dc.description.abstractSocial media has become an integral part of everyday life, with its digital users producing, sharing, and interacting on those social platforms. Each application has distinct proposals: some focus solely on communication, while others offer tools for the production and public sharing of content. Instagram, this research´s object of study, is a social networking site that offers several resources, allowing the creation, edition, and publishment of content on the digital platform. One of these resources is Reels, where up to 90 seconds of videos can be recorded and edited with the tools provided by the platform, and then published on a specific timeline for those reels. These videos can be classified by genre, but the focus of the analysis is the reels from profiles that have the purpose of teaching a foreign language, investigating how these short videos can contribute to the learning process. The goal of this research is to analyze whether the reels published by four accounts are constructed based on the concept of communicative competence (Celce-Murcia, 2007). It is expected that, through these publications, the apprentice will develop their skills in the target language, so it is essential to investigate whether the reels can contribute to the teaching process. The method adopted is qualitative, with the collection of ten reels from four distinct profiles with different native languages and academic backgrounds, but all of them with videos aimed at teaching the English language. After the collection, five videos from each account were analyzed, since the proposals of the videos are similar, it was decided to select five of the ten reels collected. During the analysis, it was found that the skills related to ready-made phrases and lexical explanations are recurrent in most accounts, in addition to some skills from the Celce-Murcia model (2007) not being contemplated. Concluding conclude, reels can contribute to the FL/L2 teaching process by providing tips on the target language, but it is not possible to classify Instagram reels as a space for teaching FL/L2.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLínguaspt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLanguagespt_BR
dc.titleO potencial de ensino de uma língua estrangeira em REELS da plataforma Instagrampt_BR
dc.title.alternativeThe potential of teaching a foreign language in REELS on the Instagram platformpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8678334001067726pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-3672-2390pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3640307400529210pt_BR
dc.description.resumoOs sites de redes sociais tornaram-se parte integrante da vida cotidiana, com os usuários digitais produzindo, compartilhando e interagindo nos sites de redes sociais. Cada aplicativo possui propostas distintas: alguns focam apenas na comunicação, enquanto outros oferecem ferramentas para a produção e o compartilhamento público de conteúdo. O Instagram, objeto de estudo desta pesquisa, é um site de rede social que oferece diversos recursos, permitindo a criação, edição e publicação de conteúdo na plataforma digital. Um desses recursos é o Reels, onde os vídeos de até 90 segundos podem ser gravados e editados com as ferramentas disponibilizadas pela plataforma, sendo então publicados em uma timeline específica para os reels. Esses vídeos podem ser classificados por gêneros, mas o foco da análise são os reels de perfis que propõem ensinar uma língua estrangeira, investigando como esses vídeos de curta duração podem contribuir para o processo de ensino. O objetivo deste trabalho é analisar o potencial de ensino dos reels publicados por quatro contas na plataforma Instagram, investigando se esses conteúdos são estruturados com base no conceito de competência comunicativa, conforme definido por Celce-Murcia (2007). Espera-se que, por meio dessas publicações, o aprendiz desenvolva suas competências na língua-alvo, por isso, é fundamental investigar se os reels podem contribuir para o processo de ensino. A metodologia adotada é qualitativa, pois foram selecionados quatro perfis cujos usuários possuem línguas maternas e formações acadêmicas distintas. De cada perfil, foram coletados dez reels, todos contendo vídeos voltados para o ensino da língua inglesa. Como as propostas dos vídeos são semelhantes, optou-se por analisar cinco reels de cada perfil. Durante a análise, constatou-se que as competências relacionadas a frases prontas e explicações de léxico são recorrentes na maioria das contas, além de algumas competências do modelo de Celce-Murcia (2007) não terem sido contempladas. Concluiu-se que os reels podem contribuir para o processo de ensino de LE/L2 ao fornecer dicas sobre a língua-alvo. No entanto, não é possível classificar os reels do Instagram como espaços autossuficientes para o ensino de LE/L2, pois não oferecem um ambiente propício para trocas e interações, elementos fundamentais no processo de aprendizagem de uma língua.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Vetromille-Castro, Rafael
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem