Mostrar registro simples

dc.creatorKorb, Stéfani da Silva
dc.date.accessioned2025-06-14T11:09:17Z
dc.date.available2025-06-13
dc.date.available2025-06-14T11:09:17Z
dc.date.issued2021-06-28
dc.identifier.citationKORB, Stéfani da Silva. ESTUDANTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIALICENCIATURA: NARRATIVAS E GOVERNO DE SI. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16172
dc.description.abstractThis study deals with the narratives of students from the pedagogy day course at the Federal University of Pelotas – UFPEL. Inspired by curriculum studies with a Foucaultian bias Silva (2001; 2017) and also by the studies of Foucault himself (1970; 1979; 1980; 1988). I understand the curriculum as a technology of power and subjectivation that is designed to encourage, manufacture, give shape to certain types of subjects and that the experiences lived in these curricula interfere, in different ways, in what the subjects are and what they should be. Thus, if a (enlarged) notion of teaching started to be encouraged, my curiosity has been about its productivity in the constitution of teaching subjectivities. So, the objective of this research, specifically, was to understand how pedagogy students are becoming teachers in this curriculum. As a research methodology, electronic questionnaires and group interviews were carried out in the form of conversation groups. Through the narratives identified in these groups, it is understandable that the experiences prior to the pedagogy course have a great influence on their constitutions as teachers, as well as the formative experiences made possible along the course, especially in the curricular internships, producing a teaching ethos, that is, a way of being, existing, acting and producing oneself professionally.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleEstudantes de um curso de pedagogia-licenciatura: narrativas e governo de sipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5951287635529292pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0786686849417044pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo trata de narrativas de estudantes do curso diurno de pedagogia da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Com inspiração nos estudos sobre currículo de viés foucaultiano Silva (2001; 2017) e, também, nos estudos do próprio Foucault (1970; 1979; 1980; 1988) compreendo o currículo como uma tecnologia de poder e subjetivação que é pensado para incentivar, fabricar, dar forma a determinados tipos de sujeitos e, que, as experiências vivenciadas nestes currículos, interferem, de diferentes formas, naquilo que os sujeitos são e no que deveriam ser. Assim, se uma noção de docência (alargada) passou a ser incentivada, minha curiosidade tem sido sobre sua produtividade na constituição das subjetividades docentes. Então, O objetivo desta pesquisa, de forma específica, foi compreender como as estudantes de pedagogia estão se constituindo como professoras neste currículo. Como metodologia de pesquisa optou-se pela realização de questionários eletrônicos e de entrevistas coletivas em formato de grupos de conversa. Através das narrativas obtidas nesses grupos compreende-se que as experiências anteriores ao curso de pedagogia tem grande influência em suas constituições como docentes, bem como as experiências formativas possibilitadas pelo curso, especialmente durante os estágios curriculares, produzindo desta forma um ethos docente, isto é um modo de ser, estar, agir e se produzir profissionalmente.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Osório, Mara Rejane Vieira
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples