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dc.creatorLuquez, Karen Y. Sánchez
dc.creatorCarpena, Marina Xavier
dc.creatorKaram, Simone M.
dc.creatorMatijasevich, Alicia
dc.creatorSantos, Iná da Silva dos
dc.creatorRodrigues, Luciana Tovo
dc.date.accessioned2025-06-23T20:41:09Z
dc.date.available2025-06-23T20:41:09Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationLUQUEZ, Karen Y. Sánchez; CARPENA, Marina Xavier; KARAM, Simone M; MATIJASEVICH, Alicia; SANTOS, Iná S; RODRIGUES, Luciana Tovo. Avaliação de escores de risco poligênico treinados em habilidades cognitivas no quoeficiente de inteligência (QI) durante a infância: dados da coorte de nascimentos de 2004 (Pelotas-Brasil). In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 24, 2022. Anais... Pelotas: UFPel, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16289
dc.description.abstractA inteligência - a capacidade de aprender, raciocinar e resolver problemas - está na vanguarda da pesquisa genética comportamental. (DEARY; SPINATH; BA- TES, 2006; GOTTFREDSON, 1997). Usualmente, a inteligência geral é avaliada como um coeficiente (QI), que pode avaliar diversas habilidades cognitivas, usan- do diferentes instrumentos, adequados a cada faixa etária (BOUCHARD; BRODY; LOEHLIN, 1996). Sabe-se que tanto fatores ambientais como genéticos são im portantes para a formação da inteligência. Estudos moleculares e de associação ampla do genoma (GWAS), conduzidos majoritariamente em adultos de ancestralidade europeia, mostraram que a inteligência geral é uma característica altamen- te poligênica, com contribuição de milhares de variantes genéticas de pequeno efeito, com destaque para genes com funções neuronais, incluindo função sináptica e plasticidade, interações celulares e metabolismo energético (LEE et al.,2018; SAVAGE et al., 2018). Dada a característica multifatorial do QI, escores poligênicos (PGS) são úteis por agregarem pequenos efeitos para a predição detraços em amostras independentes. Escore poligênico para inteligência, desempenho cognitivo, bem como escore de esempenho educacional explicam umaconsiderável porcentagem de variação na inteligência geral em adultos e crianças em idade escolar (GENÇ et al., 2021; LOUGHNAN et al., 2020).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRisco poligênicopt_BR
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectQuoeficiente de inteligênciapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleAvaliação de escores de risco poligênico treinados em habilidades cognitivas no quoeficiente de inteligência (QI) durante a infância: dados da coorte de nascimentos de 2004 (Pelotas-Brasil)pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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