dc.identifier.citation | LUQUEZ, Karen Y. Sánchez; CARPENA, Marina Xavier; KARAM, Simone M; MATIJASEVICH, Alicia; SANTOS, Iná S; RODRIGUES, Luciana Tovo. Avaliação de escores de risco poligênico treinados em habilidades cognitivas no quoeficiente de inteligência (QI) durante a infância: dados da coorte de nascimentos de 2004 (Pelotas-Brasil). In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 24, 2022. Anais... Pelotas: UFPel, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inteligência - a capacidade de aprender, raciocinar e resolver problemas - está na vanguarda da pesquisa genética comportamental. (DEARY; SPINATH; BA- TES, 2006; GOTTFREDSON, 1997). Usualmente, a inteligência geral é avaliada como um coeficiente (QI), que pode avaliar diversas habilidades cognitivas, usan- do diferentes instrumentos, adequados a cada faixa etária (BOUCHARD; BRODY;
LOEHLIN, 1996). Sabe-se que tanto fatores ambientais como genéticos são im portantes para a formação da inteligência. Estudos moleculares e de associação ampla do genoma (GWAS), conduzidos majoritariamente em adultos de ancestralidade europeia, mostraram que a inteligência geral é uma característica altamen-
te poligênica, com contribuição de milhares de variantes genéticas de pequeno efeito, com destaque para genes com funções neuronais, incluindo função sináptica e plasticidade, interações celulares e metabolismo energético (LEE et al.,2018; SAVAGE et al., 2018). Dada a característica multifatorial do QI, escores
poligênicos (PGS) são úteis por agregarem pequenos efeitos para a predição detraços em amostras independentes. Escore poligênico para inteligência, desempenho cognitivo, bem como escore de esempenho educacional explicam umaconsiderável porcentagem de variação na inteligência geral em adultos e crianças em idade escolar (GENÇ et al., 2021; LOUGHNAN et al., 2020). | pt_BR |