dc.creator | Rangel, Roberta Pires | |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T11:10:26Z | |
dc.date.available | 2025-06-26 | |
dc.date.available | 2025-06-27T11:10:26Z | |
dc.date.issued | 2024-10-15 | |
dc.identifier.citation | RANGEL, Roberta Pires. Mulheres ao mar: escrita performance e contracorpo, escrita com corpo, corpo com escrita: Pelotas, Orientadora: Denise Marcos Bussoletti. 2024.157f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16344 | |
dc.description.abstract | This work entitled, Women at sea: Writing performance and counterbody, writing with body, body with writing, is research developed in the postgraduate course in education, at the Federal University of Pelotas, and is related to the field of studies in theater, literature and music. It aims to problematize research writing as an exercise in body writing with women. It supports the thesis that research writing, like body writing with women, takes place as a counterbody, that is, as a polyphonic exercise in orchestrating voices through performance writing. It uses contributions from authors such as: Clarice Lispector, Maria Gabriela LLansol, Virginia Woolf, Glória Anzaldúa, Audre Lorde, Conceição Evaristo, Grada Kilomba, among others. It is part of Benjamin's studies on narrative experience, articulated with the perspective of surrealist ethnography proposed by Clifford (2022) and developed by Bussoletti and GIPNALS (2007 2024). The text, supported by Walter Benjamin, was constructed through fragmentary, musical architecture and textuality that seeks to approximate mosaic embroidery. The fragments seek to dialogue with the limit and tension that is established, through writing, between the page and the whole of the work and happen through dialogue with the work “58 Clues about the body” by Jean Luc Nancy, the writings of women and of the authors who corroborate the writing of the defended thesis. Through music, the image of inspiration is the compositional technique of counterpoint, which allows several voices to be sung simultaneously in a polyphonic whole and using the image of the fugue as a contrapuntal form, establishes and distributes the set of fragments into three sections: Exposition, Development and Reexposure. The development section is composed (part 2) of a performance exercise carried out. The women's voices, orchestrated in polyphony throughout the text, point to the need to reinforce the beauty and complexity of human existence, through women's writing, as a form of struggle and resistance to the impoverishment of narrative experience in contemporary times. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Escrita performance | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia transgressora | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Performance writing | pt_BR |
dc.subject | Transgressive pedagogy | pt_BR |
dc.title | Mulheres ao mar: escrita performance e contracorpo, escrita com corpo, corpo com escrita | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4905652388365826 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho intitulado, Mulheres ao mar: Escrita performance e contracorpo, escrita com corpo, corpo com escrita, trata-se de uma pesquisa desenvolvida no curso de pós graduação em educação, da Universidade Federal de pelotas, e se relaciona com o campo dos estudos em teatro, literatura e música. Possui como objetivo problematizar a escrita de pesquisa como um exercício de escrita do corpo com mulheres. Sustenta a tese que a escrita de pesquisa, como uma escrita do corpo com mulheres, se dá como contracorpo, ou seja, como um exercício polifônico de orquestração de vozes através da escrita performance. Utiliza as contribuições de autoras como: Clarice Lispector, Maria Gabriela LLansol, Virginia Woolf, Glória Anzaldúa, Audre Lorde, Conceição Evaristo, Grada Kilomba, entre outras. Insere-se nos estudos benjaminianos acerca da experiência narrativa, articulado com a perspectiva da etnografia surrealista proposta por Clifford (2022) e desenvolvida por Bussoletti e pelo GIPNALS (2007 2024). O texto, amparado por Walter Benjamin, foi construído através de uma arquitetura fragmentária, musical e pela textualidade que busca se aproximar de um bordado em mosaico. Os fragmentos procuram dialogar com o limite e a tensão que se estabelece, pela escrita, entre a página e o todo do trabalho e acontecem através do diálogo com a obra “58 Indícios sobre o corpo” de Jean Luc Nancy, as escritas das mulheres e dos autores e das autoras que corroboram com a escrita pela tese defendida. Pela música, a imagem de inspiração é a técnica composicional do contraponto, que permite que várias vozes possam ser entoadas simultaneamente em um todo polifônico e utilizando a imagem da fuga como forma contrapontística, estabelece e distribui o conjunto dos fragmentos em três seções: Exposição, Desenvolvimento e Reexposição. A seção desenvolvimento é composta (parte 2), de um exercício de performance realizado. As vozes das mulheres, orquestradas em polifonia, pelo texto, apontam para a necessidade de reforçar a beleza e a complexidade da existência humana, através da escrita de mulheres, como uma forma de luta e resistência ao empobrecimento da experiência narrativa na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |