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dc.creatorCrespo , Renata Oliveira
dc.date.accessioned2025-06-27T11:11:11Z
dc.date.available2025-06-26
dc.date.available2025-06-27T11:11:11Z
dc.date.issued2024-09-26
dc.identifier.citationCRESPO, Renata Oliveira. Intervenção Mediada por Pares com o uso de Videomodelação: uma estratégia para Comunicação e Interação Social de Crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil. Orientadora: Síglia Pimentel Höher Camargo. 2024. 110f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16345
dc.description.abstractDeficits in the sociocommunicative skills of people with autism spectrum disorder (ASD) can impact both their development throughout school life and their quality of life. To minimize these deficits, it is important to adopt early interventions that help in the development of these skills. With the aim to analyze the impact on the quality of communicative/interactive acts of children with ASD, a Peer-Mediated Intervention was carried out using Video modeling with three children with ASD who attend an Early Childhood Education in the city of Pelotas. These interventions are Evidence-Based Practices, but with few studies in the Brazilian educational context. The study was applied to children between three and five years old in a regular school, the intervention took place during classes and using tasks proposed by the teacher. Three children with autism participated in the study and, for each child, two peers with typical development were indicated. The study was characterized as a single case study and included baseline, intervention and maintenance phases. All participants showed positive results in the quality of acts in the intervention phase with statistical significance and, in the maintenance phase, two participants showed gains while the third showed a drop in quality and there was no statistical significance. The gains presented included a greater verbal repertoire, the ability to take on roles in pretend play, among others and corroborate the results presented in the international literature, and there is still a need for greater national production on the topic. At the end of the study, the teachers answered a questionnaire to evaluate the social validity of the intervention. Suggestions and limitations were presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectIntervenção mediada por parespt_BR
dc.subjectVideomodelaçãopt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectPeer-mediated interventionpt_BR
dc.subjectVideo modelingpt_BR
dc.subjectSocial skillspt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.titleIntervenção mediada por pares com o uso de videomodelação: uma estratégia para comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantilpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1906863640725120pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1925189093877793pt_BR
dc.description.resumoOs déficits nas habilidades sociocomunicativas de Pessoas com Transtorno do Espetro Autista (TEA) podem impactar tanto seu desenvolvimento ao longo da vida escolar como sua qualidade de vida. Para minimizar estes déficits, é importante que se adote intervenções precoces que ajudem no desenvolvimento dessas habilidades. Com o objetivo de analisar o impacto na qualidade dos atos comunicativos/interativos de crianças com TEA, foi realizada uma Intervenção Mediada por Pares com o uso de Videomodelação com três crianças com TEA que frequentam a Educação Infantil da rede municipal da cidade de Pelotas. Estas intervenções são Práticas Baseadas em Evidências, porém com poucos estudos no contexto educacional brasileiro. O estudo foi aplicado em crianças entre três e cinco anos da rede regular de ensino de Pelotas, a intervenção aconteceu durante as aulas e utilizando tarefas propostas pela professora titular. Participaram do estudo três crianças com o autismo e, para cada criança, foram indicados dois pares com desenvolvimento típico. O estudo caracterizou-se como um estudo de caso único e contou com as fases de baseline, intervenção e manutenção. Todos os participantes apresentaram resultados positivos na qualidade dos atos na fase de intervenção com significância estatística e, na fase de manutenção, dois participantes apresentaram ganhos enquanto o terceiro apresentou queda na qualidade e não houve significância estatística. Os ganhos apresentados incluíram maior repertório verbal, habilidade de assumir papéis em brincadeiras de faz de conta, entre outros e corroboram com os resultados apresentados na literatura internacional, havendo ainda necessidade de maior produção nacional sobre o tema. Ao final do estudo, as professoras responderam um questionário para avaliar a validade social da intervenção. Sugestões e limitações foram apresentadaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Síglia Pimentel Höher Camargo
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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