dc.creator | Silveira, Gabrieli dos Santos da | |
dc.creator | Sacco, Helene Gomes | |
dc.date.accessioned | 2025-07-04T15:22:19Z | |
dc.date.available | 2025-07-04T15:22:19Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Gabrieli dos Santos da ; SACCO, Helene Gomes. Classe embaralhada: a arte como proposta de mudança na representação cultura. In: Encontro Nacional da ANPAP Formas de vida, 32, 2024, Fortaleza. Anais ...Fortaleza: 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16445 | |
dc.description.abstract | Este artigo parte da pesquisa em Artes Visuais desenvolvida no Mestrado em Artes da
UFPEL/RS. Na pesquisa busco pensar através do desenho e de uma relação possível entre
os animais e a ideia de classe social, de formas propositivas e lúdicas de experiência em arte.
Como estratégia expansiva, me aproprio de elementos da cultura e crio cartas de baralho a
fim de instaurar, via espaço do jogo, uma situação dialógica entre ecologia e classes. Para
isso busco a história do baralho, e suas formas de representação do campo social. Analiso as
séries de desenhos para as cartas do baralho e identifico alguns conceitos trabalhados nas
Artes Visuais como Colecionismo, Enciclopedismo e a relação da escrita nas artes na criação
de verbetes de cada naipe. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | ANPAP | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Publicação | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Baralho | pt_BR |
dc.subject | Classe social | pt_BR |
dc.subject | Visual arts | pt_BR |
dc.subject | Publication | pt_BR |
dc.subject | Drawing | pt_BR |
dc.subject | Playing Cards | pt_BR |
dc.subject | Social Class | pt_BR |
dc.title | Classe embaralhada: a arte como proposta de mudança na representação cultura | pt_BR |
dc.title.alternative | Shuffled class: art as a proposal for change in cultural representation | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |