• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Filosofia, Sociologia e Política - IFISP
  • Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS
  • PPGS : Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Filosofia, Sociologia e Política - IFISP
  • Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS
  • PPGS : Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

LECTOR DIGITALIS: a prática booktube, a criação de públicos leitores na internet e a sua relação com o Capitalismo de Vigilância na produção de sociabilidades laborais

Thumbnail
Ver/
LECTOR DIGITALIS (2.941Mb)
Fecha
2023-06-16
Autor
Ferreira, Julio Marinho
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A presente tese debruça-se em analisar o papel de um aparato tecnológico altamente complexo que se mostra presente em computadores e seus similares, tais quais smartphones, laptops etc., em produzir subjetividades leitoras, tendo na plataforma e mídia social digital YouTube como uma espécie de vetor à produção dessas ações. Desse modo, através de criadores/as de conteúdo sobre livros e derivativos no referido YouTube, os/as booktubers, que se mostram como uma forma variante de influenciadores digitais, se faz necessário uma mirada sociológica acerca do entendimento dessa prática, que pode ser, tanto amadora quanto especializada, e sua relação com o modelo de uma sociedade informatizada. E ao mesmo tempo, controlada por ferramentas interativas, que, poderiam impor certos aspectos problemáticos como regulagem algorítmica, exposição do privado, controle, manipulação de dados e vigilância. Nesse sentido, tendo nos livros como suas ferramentas para produção de resenhas amadoras, críticas literárias, opiniões e também comentários diversos, essas pessoas que agem, na maior parte de seu tempo, como influenciadores digitais para uma gama de seguidores e também curiosos acabam tornando-se indivíduos que podem gestar a sua própria imagem em função do digital. E ao influenciar digitalmente leitores a respeito de certas obras literárias, criariam vínculos de sociabilidades que se apresentam como elementos fundantes para uma relação laboral latente no digital, mas não apenas, já que esse mesmo ato de influenciar pressupõe uma gama de relações que podem ir além da categoria trabalho. Desse modo, a pesquisa se fia na percepção teórica do digital como um território estético e problemático, somada à uma retórica de espaço de progresso social e também de liberdade, além da interação e de sua relação com instituições sociais, principalmente o trabalho reconfigurado – uma das marcas da gestão laboral atual. Em seguida, a partir de uma pesquisa teórica e empírica executada através de entrevistas, de acompanhamentos, de coleta de dados e de percepções múltiplas somadas às análises desses/as criadores/as de conteúdo sobre livros no YT um debate acaba sendo proposto e desmembrado ao longo dos capítulos. Onde o foco analítico visa perceber se Big Data, algoritmos, Big Tech, Capitalismo de Vigilância (ZUBOFF, 2021) e a criação de reputação através da exposição de si, fundidas em prol de uma interação digital tornada obrigatória na sociedade, poderiam apresentar, elementos para uma investigação sociológica sobre as causas e os efeitos sobre indivíduos que precisam estar nesse amplo território digital, primeiro como uma forma de existência redefinida, e depois como uma produtora de trabalho em contextos de crises sociais, políticas, sanitárias etc.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16504
Colecciones
  • PPGS : Dissertações e Teses [159]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV